Se há algo que não pode ser subestimado por nenhuma empresa, trata-se das possibilidades que a taxa de conversão do e-mail marketing. Por um lado, este recurso divide opiniões entre empresas que o utilizam e clientes que o recebem em suas caixas de entrada. Mas por outro, quando direcionado da maneira correta ao seu público-alvo, os resultados aparecem em pouco tempo.
Entendendo a taxa de conversão do e-mail marketing
Em primeiro lugar, há uma regra que você deve ter em mente. A taxa de conversão do e-mail marketing depende de vários fatores. Por exemplo, o interesse do público-alvo em receber conteúdos, a relevância das informações enviadas por sua empresa e o interesse das pessoas em se tornar efetivamente seus clientes são apenas alguns deles.
A boa notícia é que, em meio a este panorama de diferentes circunstâncias, existem medidas simples e eficazes para melhores sua taxa de conversão. Algumas das principais são as seguintes:
- Criação de uma estratégia certa. Esta deve prever toda a jornada do consumidor de maneira completa e ajude a orientar suas compras;
- A execução de testes que permitam analisar quais as métricas e tipos de conteúdo mais agradam os clientes com envio por e-mail;
- O uso de um conteúdo interessante, com um gatilho para landingpages que realmente chamem a atenção de seu público.
O ponto em meio a todos estes aspectos é contar com uma melhor taxa de conversão do e-mail marketing a partir do despertar de interesses natural do cliente. Para fazer isto, nada melhor do que colocar em prática as estratégias certas.
Gerando leads pelo e-mail marketing
Algo que você e sua equipe precisam considerar é que a taxa de conversão do e-mail marketing pode aumentar significativamente. Só que para isto, o mais importante é que a sua mensagem chegue ao público certo. Para isto, fique de olho nestas dicas:
- Mostre todas as vantagens que o cliente terá ao fornecer seu e-mail para sua empresa. Invista em novidades, promoções e conteúdos que sejam de interesse do público;
- Invista em um uso consciente e divertido de informações multimídia. Vídeos, gifs e podcasts, por exemplo, podem ser uma boa escolha. Por outro lado, não se esqueça das questões de acessibilidade, sobretudo para sistemas mobile;
- Seleção e personalização de contatos. Estas devem ser palavras mágicas para o seu e-mail marketing. Além de escolher com cuidado os contatos para quem você irá mandar suas mensagens, desenvolva conversas bacanas, com o nome do contato em destaque.
É claro que a geração de leads deve ir além do e-mail marketing, abrangendo toda e qualquer possibilidade que sua empresa pode ter de atrair o público-consumidor. Para saber mais sobre este assunto, tem um conteúdo super bacana que pode te ajudar clicando aqui.
Depois de melhorar minhas taxas, o que o futuro reserva?
Esta é uma dúvida que pode continuar passando pela sua cabeça depois de conseguir melhorar a taxa de conversão do e-mail marketing. Bom, assim como em qualquer empreendimento, o fluxo orgânico e cíclico de velhos e novos clientes deve se manter. Assim sendo, investimentos e ações de e-mail marketing também deverão continuar.
Os fatos estão a seu favor
Estatísticas diversas mostram que no Brasil e no mundo a utilização do e-mail e de programas de e-mail marketing é capaz de trazer excelentes resultados. Há cada vez mais interação entre empresas e clientes a partir deste método:
- Mais de 96% de empresas que utilizam o e-mail marketing apontam a estratégia como bem-sucedida para melhorar suas taxas de conversão;
- E-mails são 40 vezes mais efetivos do que redes sociais para conquistas novos clientes;
- Os algoritmos de busca da internet já conseguem enviar e-mails baseando-se nos hábitos de compras de 81% dos clientes online;
- Quanto mais recente é seu contato, maior é a probabilidade de interagir com seu e-mail.
Imagine então adotar os passos certos e melhorar a taxa de conversão do e-mail marketing a partir destes números? Com certeza o faturamento de sua empresa tende a crescer de forma significativa.
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