Ideias efetivas sobre como recuperar clientes perdidos podem parecer difíceis de surgir em um primeiro momento. Acontece que, apesar do atual momento não ser totalmente favorável devido a crise financeira, a boa notícia é que este não é algo impossível. Com as estratégias certas, inclusive, você pode não só trazer novamente consumidores antigos como ampliar ainda mais a clientela de sua empresa. Quer saber como? Veja a seguir.
Entendendo as estratégias para recuperar clientes perdidos
Antes de tudo, é preciso identificar os clientes que pararam de contratar sua empresa. Deste modo, o próximo passo é entender o motivo para terem dispensado seus serviços.
Frequentemente as principais causas são econômicas, sendo assim, podem haver outros motivos.
Depois de cumprir com estes dois passos, enfim você começará a colocar em prática estes planos. Na verdade, tratam-se de alguns processos simples:
- Comece a criar estratégias de comunicação para trazer de volta os clientes. Bem como canais de diálogo para entender o que fez com que abdicassem de seus serviços e avaliar suas condições de volta;
- Pense em promoções especiais. Ofertas de preços, produtos e serviços grátis ou conteúdos especiais são opções que surtem bastante efeito;
- Para estratégias a longo prazo, nada melhor do que mostrar aos clientes como ganharão Retorno Sobre o Investimento (ROI) contratando sua empresa. Isto pode ser feito ao mostrar a rentabilidade dos valores que colocarem em seu negócio.
É claro que estes são alguns processos iniciais. Planos mais específicos devem ser levados em conta para que os resultados pretendidos sejam alcançados.
O principal para trazer os clientes de volta
Depois de levar em consideração os fatores acima, o próximo passo é pensar como recuperar clientes perdidos de forma sólida. Pelo contexto atual de pandemia e crise econômica, é preciso ainda mais planejar medidas eficazes para restabelecer a confiança em sua marca. Desta forma, o ideal é que você analise todas as tendências do mercado para usa-las ao seu favor.
Tá mas… como fazer isto?
Se você puder ter uma estratégia prioritária, que enfim possa contemplar todos os passos sobre como recuperar clientes perdidos, esta estratégia é, com certeza, o marketing de conteúdo. Há vários motivos que fazem deste o método mais eficiente para retomar contatos e clientes:
- Restabelecimento da confiança pela marca com conteúdos de qualidade;
- Ampliação do alcance de comunicação com o cliente por sites, blogs e redes sociais;
- Identificação das tendências de seu público-alvo, incluindo clientes que podem voltar a consumir sua marca e aqueles que não irão mais negociar com você;
- Possibilidade de ampliar os horizontes de sua empresa, em um período onde o acesso a informação pela internet nunca esteve tão forte.
A partir destas considerações, em síntese, existem várias estratégias super bacanas e efetivas para utilizar o marketing de conteúdo a curto prazo e reconquistar clientes. Para saber mais sobre este assunto basta clicar aqui.
Outras dicas e conselhos importantes
Do mesmo modo, aliar a comunicação com o marketing de conteúdo e mostrar as vantagens que os clientes terão ao voltarem a negociar com sua marca já trarão efeitos imediatos para recuperação de boa parte de seu público-alvo. O que você precisa ter em mente é que tudo isto só poderá ser feito com sucesso adotando algumas medidas:
- Tenha diretrizes de contato elaboradas em parceria com as equipes de venda e de marketing para interagir com o cliente de forma periódica;
- Se o cliente apontar problemas na empresa que tenham colaborado para que ele não contasse mais com seus serviços, concentre-se em resolve-los;
Mostre condições adequadas de negociar preços, prazos e prestações. Neste momento, a flexibilização é uma ótima forma de recuperar clientes perdidos.
Logo, tudo isto deve ser feito sempre levando em conta o que o marketing e a comunicação online podem fazer por você. Afinal a AO5 está preparada para ajudar a sua empresa, com as soluções necessárias em prol de sua marca.