Hoje é dia de falar sobre a transformação digital pós-pandemia. Essa é uma preocupação que já há algum tempo tem grande importância e que agora está abrindo espaço para os planos estratégico de ação. Afinal, o cenário é este e o que resta agora é poder desdobrá-lo a seu favor, para que seu negócio não morra.
Mas, é óbvio que as coisas não são tão simples assim. Como elaborar este plano? Como preparar sua empresa? Como o mercado vai se comportar daqui adiante?
Estão são todas perguntas válidas e essenciais de se responder para guinar o rumo da sua empresa nos negócios. Por isso, neste artigo vamos te deixar “menos” à deriva. Pois, aqui na AO5, queremos que você saiba o que fazer para sua empresa acompanhar a transformação digital pós-pandemia.
O que fazer com essa tal…. transformação digital?
Reinvenção para sobrevivência. Essa é então a nossa preocupação, produtores de conteúdo e demais especialistas do universo do marketing, comunicação e afins.
Há tempos empresas precisam reinventar a forma de se fazer negócios, rever seus produtos e serviços, mudar o mindset e buscar mais agilidade nos seus processos. Mas a crise veio e deu aquele alerta: é preciso acelerar as adequações, utilizar o que há de melhor na tecnologia e que nos é oferecido.
Algumas iniciativas já tinham uma postura inovadora, mas para muitos empreendimentos, o home office, em si, já causou grandes tumultos pela falta de familiaridade.
Ou seja, o simples uso de mídias digitais para divulgação dos produtos e serviços já fazem parte de uma realidade. E, só permanece incluso aquele que compreende a necessidade de manter os processos ágeis e automatizados. Além disso, vendas por meio de sites, aplicativos, WhatsApp, adaptação para entrega de produtos e serviços, adequações aos deliveries. Afinal, tudo isso é muito relevante. E é possível, sim, afirmar que não se trata exatamente de um diferencial, mas sim de uma regra para se manter presente no mercado.
Atenção ao mercado e … mãos na massa!
Para auxiliar o planejamento desta sua retomada ou mesmo a permanência efetiva do seu negócio no mercado, é preciso ter alguns nortes. Por isso, algumas dicas podem auxiliar a clarear ideias. Vamos lá!
Aposte em inovação!
Uma simples observação permite enxergar que as empresas que investem mais em inovação tendem a ser mais bem-sucedidas. Isso se dá porque são iniciativas conscientes da importância de ocupar espaços, se fazer presentes e atuantes.
Uma das justificativas para isso é que o seu cliente está mais atento também. O consumidor está mais consciente e mais preocupado, afinal, a oferta do mercado é bem grande e agora ele pode escolher de uma forma ainda mais criteriosa.
E, com tantas opções e alternativas em meio a tecnologia, um diferencial será, sim, investir em inovação, mas inovação também para as pessoas, o tal material humano, lembra? É importante que a operação seja cada vez mais automatizada e que o que não agrega valor para o negócio seja descontinuado ou terceirizado.
Se uma máquina faz, ok. O que não significa um descarte de pessoas. Mas, sim, um melhor aproveitamento das mentes pensantes. Pessoas qualificadas são a alma de um negócio bom, rentável e durável. Inovar sem investir nisso é o mesmo que fracassar. Por isso, cerque-se delas.
Abuse das tecnologias disponíveis (essa é a regra)!
Render, vender, produzir mais e mais! É isso que o mercado quer, sem perder a qualidade e sem aumentar os custos. Por isso, se faz fundamental estar alerta as ferramentas que os meios digitais nos oferecem.
Analisar hábitos de compras e estudar os produtos de acordo com o perfil dos consumidores, é necessário. Por que, então, não utilizar soluções de inteligência artificial e machine learning para isso? Big Data e Analytics são de fundamental importância para fazer análise da base de informações.
E, a partir disso, você gera previsões e insights para aumentar vendas, conquistar e reter clientes. Além disso, possibilitam tomar decisões mais assertivas baseadas nesses dados. Ou seja, inúmeras são as alternativas que você precisa abraçar para se manter nesse jogo.
Pronto para mapear as estratégias para a sua empresa alavancar e se manter presente e atuante de fato no mercado? Esperamos que sim, mas, se ainda restam dúvidas, entre em contato com a AO5 e continue acompanhando o nosso conteúdo. Afinal, queremos que cada vez mais as pessoas consumam um conteúdo de valor.