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Você sabe como realizar a gestão de conteúdo para redes sociais? Esses canais são mais uma alternativa para que marcas se façam presentes em uma infinidade de ambientes. Assim, as redes sociais podem, sim, ser canais de informação, divulgação, escuta e trocas entre marca e consumidor. Mais acessível e democrática que outros meios, as redes sociais podem abrir novas oportunidades de negócios. Por isso, saber realizar uma boa gestão de conteúdo para elas pode ser uma ação de grande impacto para uma empresa.

A AO5 trabalha no planejamento e execução de estratégias que visam oportunizar expansão de diferentes nichos de negócios por meio do marketing digital. E acredita na qualidade aliada ao compromisso para obtenção destes resultados. Por isso, o presente artigo aborda um pouco de gestão de conteúdo para redes sociais. Confira!

O que é gestão de conteúdo para redes sociais?

O gerenciamento de redes sociais envolve diversas etapas, desde a definição da estratégia e do posicionamento ao planejamento de publicações. Mas, além disso, a execução até o monitoramento e o levantamento destes resultados. Assim, fica nítida a importância de profissionais que entendam e se dediquem a este trabalho junto às redes.

Todavia, para começar, elencar e descobrir onde o seu público está é um ótimo passo. A criação de uma persona, ou seja, um alguém que represente este público, vai facilitar na produção e direcionamento deste conteúdo na rede.

Também é importante ter em vista que, as redes sociais podem ser o canal de geração de leads da sua empresa. Ou, até mesmo, possibilitar outras ações, como:

  • Divulgação da marca;
  • Definição de um canal de comunicação com os clientes;
  • Criação de uma comunidade fã da sua empresa;
  • Educação através da divulgação de conteúdo;
  • Realização de vendas.

Assim, o essencial é que apenas um objetivo seja o principal e esteja atrelado à conjuntura da empresa. A estratégia de gestão de conteúdo para redes sociais a ser aplicada pode variar conforme os objetivos forem atingidos.

O que publicar?

Depois de definido o objetivo, é mais fácil saber o que dispor para o público. Assim, o material pode ser rico, que eduque o seguidor, ou mesmo conteúdo de interação. Destes, datas relevantes, conexão com as notícias do mundo real e conteúdos institucionais são alternativas. Tudo depende daquilo que se busca.

A frequência das publicações

A frequência das publicações também precisa ser estabelecida ainda no início dessa organização. A medida é importante para que se crie um vínculo com os seguidores/consumidores. Além do mais, dispõe de material de valor para este público, tornando-se, talvez, uma possível referência.

Ademais, estabelecer um cronograma de publicações vai colaborar para a organização desta produção e administração de conteúdo. Os horários devem ser analisados também. Eles apontam quem está e como se porta, possibilitando replicar conteúdos repetidos até que se tenha condições de produzir mais.

Para facilitar este trabalho e, inclusive, a posterior coleta e análise de dados, uma ferramenta de gerenciamento de redes pode ser muito útil e eficiente. Principalmente quando a demanda aumentar. Ou seja, trata-se de um investimento positivo, mas que não precisa ser imediatamente incorporado.

As responsabilidades

Junto da visibilidade, as redes sociais trazem muita responsabilidade. Isso porque, tanto feedbacks bons quanto os ruins aparecerão neste canal. Desta forma, sugere-se que uma marca precisa estar preparada para analisar caso a caso, quando ocorrer algo que necessite de uma resposta.

Assim, novamente se enfatiza a importância de um profissional real para a administração destas redes. Afinal, respostas automáticas não cumpririam a função de entender e atender o cliente ou usuário que se manifestou. É preciso muita empatia para resolver seus problemas. Este vai mostrar a preocupação que a marca tem com as pessoas e compreender aspectos que precisam ser melhorados. São ações para garantir melhor desempenho dos serviços e produtos da marca.

Outro ponto que não deve ser ignorado é a linguagem. Lembra que no início você criou uma persona para facilitar a produção e direcionamento de conteúdo para suas redes? Então, agora, você precisa lembrar desse mesmo perfil de público para falar.

A importância da análise de resultados na gestão de conteúdo para redes sociais

Assim, de nada adianta produzir conteúdo de valor, publicá-lo com base em estudos deste público criado com muita pesquisa sem mensurar os resultados. Postar de maneira frequente e dinâmica, não servirá de nada se isso tudo não for avaliado.

É muito comum que ótimos materiais não te façam atingir os objetivos, mesmo atendendo a uma série de critérios. Mas, para descobrir a falha, é preciso analisar todas as partes do processo. Ou seja, os resultados precisam ser vistos e as próprias ferramentas disponíveis nas redes e tendem a colaborar para esta coleta e análise de dados.

Por isso, estar atento ao que o mercado oferece como alternativa ou mesmo suporte é fundamental para fazer escolhas certas com relação a gestão de conteúdo para redes sociais. É esse gerenciamento correto das redes sociais que ampliaram as oportunidades de negócios. E, caso isso ainda seja muito confuso para você, busque mais com quem entende do assunto e conte com a AO5!

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Escrito por: Agência Orange Five

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