O tal Marketing de Atração, como também é conhecido o Inbound Marketing, é uma estratégia que objetiva ter a atenção das pessoas. Desta forma este conceito é associado a atração. Assim, é o cliente quem busca a marca, já que a percebe como a solução de seu problema. E como ele percebe isso? Porque se identifica com o conteúdo relacionado a sua empresa. Isso mesmo! Aquele que você direcionou estrategicamente a ele a partir de conteúdos relevantes em sites e blogs. Ou seja, além de alimentá-lo com conteúdo, essa ação também educa este público, já que o faz sentir identificação com sua marca. E é esta autoridade, que influencia diretamente na decisão de compra do cliente.
Desta forma, as etapas do inbound marketing operam de forma inteligente, unindo pilares que sustentam sua atuação. São eles:
- Seo (Search Engine Optimization ou Otimização), que são as técnicas que otimizam sites, blogs e páginas da web em geral para buscas apuradas, gerando tráfego e autoridade para a página.
- Marketing de Conteúdo, que é a utilização de conteúdos relevantes e de qualidade que atribuem valor e credibilidade a marca sem relacioná-la a venda direta.
- Redes sociais, que permite visibilidade da marca e se relacionar com as pessoas de forma mais próxima e comunicação efetiva com o público alvo.
Mas o Inbound Marketing é composto de etapas e a grande dúvida é: como as colocar em prática? Na AO5, as etapas do funil de venda são estruturadas de maneira estratégica de forma a gerar mais leads e alavancar suas vendas. Conheça!
5 etapas do Inbound Marketing
Atração
Atrai potenciais clientes por meio do oferecimento de conteúdos educativos é primordial nesta primeira etapa. E isso se dá conforme os temas de interesse da persona criada ainda antes do planejamento ou que estejam relacionados a área de atuação da empresa. Sem apelo comercial, a marca precisa querer servir, solucionar ajuda. E, além disso, se tornar para mostrar que é referência em determinado assunto relacionado ao seu mercado de atuação. Isso se dá por meio de blog, redes sociais, e-books, vídeos explicativos e infográficos.
Conversão
Aqui o objetivo é fazer com que o visitante avance na etapa de compra. Portanto, seja por meio de webinar, e-books ou outro meio, possível lead deixa dados para contato que serão aproveitados estrategicamente para esta indução.
Relacionamento
Não basta atrair o visitante e não fortalecer o vínculo para compras. Após muito amadurecimento, é preciso partir para este momento decisivo. É neste ponto que as ações precisam ser bem feitas. Conteúdos personalizados, de qualidade e na medida certa fazem parte desta construção, de forma a fazer com que seu possível comprador lembre da marca.
Vender ou Fechar
Após análise completa da ação e a observação do quadro positivo para compra, é preciso manter o lead próximo. Comprar é bom, mas não adianta de nada se o cliente não permanecer conectado com sua marca. Por isso, o próximo passo é explicar para ele porque a sua empresa é a melhor opção e afirmar o porquê é positivo fechar negócio com ela. Neste caso, as estratégias comumente utilizadas são materiais que apresentem cases que gerem identificação, ligações e até mesmo reuniões.
Análise
A possibilidade de análise constante de cada parte do processo é de extrema relevância para um negócio. Afinal, permite avaliação dos resultados. Ferramentas como Google Analytics e RD Station, tornam o processo automatizado e fornecem dados e métricas para medições constantes. E, feito isso, resta apenas ajustar o que é necessário e aplicar as melhorias.
Neste sentido, a estruturação de um funil de vendas em diferentes contextos, inclusive B2B é fundamental. Na AO5, a gama de ferramentas disponíveis permite aplicar as estratégias mais eficientes. Além disso, a qualificação dos profissionais e experiência de mercado permitem embasamento para as melhores decisões. Seja AO5 e avance no seu negócio!