O fluxo de nutrição talvez seja hoje o recurso mais poderoso para condução de seu lead até o fechamento de negócios com sua empresa. Este processo permite angariar de forma completa seus clientes em potencial, oferecendo as informações de que precisam para comprar com você.
Mas como com grandes poderes vem grandes responsabilidades, é preciso investir em um fluxo de nutrição de leads de forma estruturada e qualificada. Por isso veja mais detalhes sobre este assunto a seguir, e saiba quais são as melhores formas de fazer isto.
A importância de um bom fluxo de nutrição de leads
O processo de fluxo de nutrição consiste no envio de uma sequência de e-mails, para um grupo ou segmento específico. Seu objetivo é garantir que esses leads que estão os recebendo se aproximem de sua empresa e acabem fechando negócios com você.
Para que esta estratégia dê certo, é muito importante que você esteja atento a alguns aspectos específicos. Os principais deles são:
- Construir uma relação de confiança com o público-alvo que recebe as mensagens;
- Trazer informações relevantes sobre sua área de atuação, produtos e serviços;
- Por fim, preparar de forma adequada até os leads mais incompletos para se tornarem clientes.
É claro que tudo isso depende de algumas dicas e estratégias que você deve adotar. Assim sendo, depois de entender como funciona o fluxo de nutrição de leads o próximo passo é saber como estrutura-lo.
As estratégias certas para seu sucesso
A receita de bolo para o seu fluxo leva alguns ingredientes específicos. Além disto, sua aplicação funciona a partir de técnicas e métodos envolvendo o seu e-mail que garantem o sucesso na conversão de leads. Desta forma, as principais são:
- Segmentação estratégica na hora de direcionar suas mensagens, priorizando clientes em potencial mais propensos a fechar negócios com você;
- Otimização do conteúdo, que seja rico e ao mesmo tempo possa oferecer as soluções que as pessoas que estão o recebendo;
- Uso de conteúdos de suporte, como e-books, vídeos e links de direcionamento para site, blog e redes sociais de seu empreendimento;
- Investimento em uma comunicação constante com os leads, utilizando personalização e a empatia para influenciar positivamente na tomada de decisão de possíveis clientes.
O segredo está em uma evolução de contato crescente com seus leads em potencial. Você pode ler um conteúdo bem bacana sobre o assunto clicando aqui.
Foco na conversão
Mesmo sem um fluxo de nutrição, converter leads em vendas não é uma tarefa fácil. Aqui entram fatores como comunicação personalizada, que possa guiar os clientes durante toda a jornada de compra. Quer fazer isso de forma simples e eficiente? Então confira essas dicas:
- Defina um objetivo com relação a quantidade e qualidade de seus leads. Você quer vender para mais pessoas ou vender mais para menos pessoas? Elabore seus e-mails pensando nestas questões;
- O envio de mensagens deve começar a partir de um gatilho pré-estabelecido com os leads. Assim, o uso de botões Call to Action, distribuição de itens exclusivos ou ofertas em troca de um cadastro são boas estratégias;
- Utilize as estratégias corretas de marketing de conteúdo para seus e-mails. Além disto, crie um calendário com uma frequência de envio de mensagens periódicas. E claro, fique de olho nos resultados e na recepção que elas estão tendo.
Todas essas questões fazem uma grande diferença na hora de colocar em ação seu fluxo de nutrição de leads. E se você precisa de ajuda para fazer isso, fique tranquilo que nós temos a solução.
Marketing especializado para seu sucesso
Pois é, todo o planejamento de envio de e-mails deve ser feito a partir de estratégias assertivas de marketing. Neste sentido, contar com a AO5 para ajudar a sua empresa é a sua melhor opção. Temos todas as técnicas e ferramentas que você precisa para nutrir leads e gerar mais vendas.
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