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Diferentes tipos de funil de vendas abrangem maneiras comprovadamente eficazes para a prospecção de novos clientes. Além disso, esses recursos são as principais formas de concretizar a venda de um serviço ou produto por meio do marketing de atração, além de fidelizar o público-alvo a longo prazo.

Para entendê-lo da melhor forma possível, é necessário estudar mais profundamente essa tradicional representação esquemática dos vários funis de vendas no Inbound Marketing. Com esses conceitos é possível criar caminhos para se aproximar do cliente e convencê-lo a adquirir seu produto.

Assim, o funil de vendas estabelece as etapas que seus clientes percorrem durante a jornada de compra. Nesse processo, o cliente percebe que possui uma necessidade e segue em busca de atender esse desejo, até chegar ao resultado final, ou seja, a aquisição do produto.

Contudo, como os serviços e as necessidades de cada empresa são diferentes, existem vários tipos de funis de vendas que são aplicados com o intuito de atuar em prioridades específicas.

Neste artigo você vai conhecer os principais tipos de funil de vendas e saber como eles podem ser um instrumento importante para você elevar o seu número de consumidores.  Esses métodos são utilizados pelos profissionais da Orangefive no Inbound Marketing, dentro das necessidades de cada cliente.

Conhecendo mais sobre os tipos de funil de vendas

A representação tradicional do funil de vendas estabelece uma divisão entre três elementos fundamentais:

  • TOPO: Aprendizado e Descoberta
  • MEIO:Reconhecimento de problema e Consideração da solução
  • FUNDO: Avaliação e Compra

O funil de vendas para empresas B2B

Uma das especialidades da AO5 é esse modelo voltado especialmente para empresas, que inicialmente, utiliza das mesmas premissas que visam captar seu público-alvo. Mas no decorrer do processo ele possui as suas próprias particularidades.

O funil de vendas para empresas B2B é uma estratégia fundamental do Inbound Marketing da AO5 junto a seus clientes para que eles construam novas parcerias e ampliem seus negócios.

Nesse sentido, existem uma série de condições específicas que criam o terreno para que uma empresa procure determinado serviço ou produto oferecido por você.

Estar atento a esse cenário para traçar as estratégias corretas em um tempo correto pode fazer a diferença. Confira algumas dicas importantes:

  • A composição do lead deve mostrar que sua empresa é uma autoridade na área em que atua. Isso, aliado a um produto de qualidade, é claro, ajuda a construir negócios de forma sólida visando consolidar seu nome no mercado;
  • Defina um objetivo para sua empresa. Para criar essa meta, leve em conta os melhores clientes, seus produtos e serviços e o público-alvo que deseja atingir;
  • Não esqueça que, em vendas B2B, o tempo para tomar uma decisão por parte de seu cliente é maior. Mas, seu tempo de compra também será maior;

Levante a maior quantidade possível de informações sobre seus produtos e serviços. Procure entender o perfil das empresas com quem quiser fechar negócio;

Principais tipos de funil de vendas na prática

Funil com foco na nutrição de leads

Nesse modelo, a sua meta já não é mais atrair novos leads, mas fazer com que aqueles que já acompanham a sua empresa sigam até o fundo do funil. Dessa forma, o objetivo é alimentar as pessoas que já demonstraram interesse no seu produto ou serviço a concretizar a compra.

Confira algumas orientações de ações possíveis para intensificar a nutrição de leads:

  • Entrar em contato com o lead sugerindo uma conversa presencial;
  • Cadastrar o lead na newsletter da companhia;
  • Dividir os leads, de modo a enviar para cada um os conteúdos que estejam de acordo com o perfil dele;
  • Enviar sugestões de e-book para ele baixar;
  • Apresentar cases de sucesso que a sua empresa realizou;
  • Envie uma proposta comercial.

Funil com foco na tomada de decisão

Este funil de venda serve para os empreendimentos que têm um processo conturbado de negociação da venda. Ou seja, até possuem um bom rendimento na captação de leads mas a etapa final da jornada de compra é desgastante.

Com base nisso, é importante saber que algumas posturas podem ser adotadas para evitar atritos desnecessários. Conheça algumas delas abaixo:

  • estude os leads com atenção e compreenda as reais necessidades de cada empresa;
  • convide o lead para conhecer a empresa;
  • apresente a ele exemplos de sucesso da companhia;
  • organize uma reunião entre o lead e o diretor da empresa onde você trabalha
  • trabalhe em novas propostas comerciais;

 Considerações finais

Neste artigo observamos apenas alguns exemplos de funis de vendas que são trabalhados pela AO5 em algumas situações, porém existem múltiplas formas de estruturação de funis para necessidades específica que podem ser criados de acordo com cada contexto particular. Essas estratégias são elaboradas pela gente a partir de consulta e análise do histórico do cliente. Por isto conte conosco.

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Escrito por: Agência Orange Five

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