Você já pesou em estruturar um funil de vendas no Facebook? Este é um conjunto de etapas que ajudam o cliente no processo de compra, desde o primeiro contato com a empresa até a concretização do negócio. Assim como no Google Ads, construir um funil de vendas no Facebook Ads pode ser uma ação interessante para a sua campanha. Mas uma campanha realizada na rede social possui suas singularidades.
O usuário que está no Facebook não está, necessariamente, procurando por algo. Ele pode estar apenas navegando, diferente do usuário que utiliza a pesquisa direta do Google. Assim, um funil de vendas no Google Ads tem o objetivo de impactar pessoas que já procuram por algo.
Sendo assim, esse tipo de recurso aplicado no Facebook Ads precisa impactar pessoas que estão apenas utilizando a plataforma. Essas pessoas, muitas vezes, ainda não estão interessadas em um produto e a campanha precisa atrair a atenção desse usuário.
Encontrando o público e definindo o objetivo da campanha
Esse é o primeiro passo para o objetivo final, que é a conversão do cliente. Uma campanha muito ampla atingirá muitas pessoas, mas, ao mesmo tempo, será muito cara.
Por isso, é preciso encontrar o público alvo ideal e o funil de vendas será útil para isso. O funil de vendas vai servir para a campanha encontrar o público específico, trabalhando também no engajamento.
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Cada campanha pode ter objetivos específicos. No entanto, para que o usuário continue no funil até a etapa final, é preciso que a empresa tenho atenção em alguns itens:
- Mostre, desde o início, que sua empresa pode oferecer algo útil;
- Faça com que a campanha crie uma conexão com o futuro cliente;
- Apresente algo confiável;
- Auxilie o público, mesmo antes da venda;
- Mantenha a atenção do usuário em todos os níveis de venda.
Qual a primeira etapa de um funil de vendas no Facebook Ads?
A primeira etapa de um funil de vendas no Facebook Ads é a aprendizagem e descoberta. Aqui, a campanha precisa encontrar meios para atrair a atenção inicial do usuário.
Assim, uma ferramenta muito eficiente, principalmente nas redes sociais, é o vídeo. Por meio dele, com a apresentação de seu produto, o usuário pode se interessar e ingressar no funil.
A visualização do vídeo pode ser o passo inicial para encontrar o público alvo e fidelizar esse público. Por exemplo, as pessoas que assistirem mais de 75% do seu vídeo podem ser consideradas como interessadas no produto.
Outros meios podem ser utilizados nesse primeiro momento da campanha, de acordo com o objetivo da campanha e tipo de público.
Elaborando uma campanha específica para o público no Facebook Ads
Após passar pelo primeiro nível do funil, a empresa precisa manter esse usuário interessado. Por isso, nessa etapa, a empresa já precisa ter definido a estratégia que irá utilizar e ter um conhecimento do seu público.
Sendo assim, a comunicação precisa ser direcionada para esse público. Após defini-lo, a campanha precisa ir além. Há a necessidade de criar uma linguagem compatível com o assunto e o público e, ao mesmo tempo, ser persuasivo.
A linguagem precisa ser clara, mas impactar o usuário. A empresa precisa ter noção que está trabalhando, nesse caso, para os usuários que assistiram mais de 75% do vídeo.
Apresentando o problema e a solução ao usuário
Nessa etapa a campanha precisa convencer o usuário de que, se ele chegou até aqui, é porque precisa que seu problema seja resolvido. Parece lógico, mas, muitas vezes, a pessoa chega nessa etapa ainda sem se dar conta que a empresa pode resolver seu problema.
O objetivo da campanha, nessa etapa, é clarear a mente do usuário, mostrando o problema para, em seguida, mostrar a solução. Esse é o ponto chave para a conversão. O usuário só irá, literalmente, comprar a ideia, se tiver a certeza de que a empresa tem a melhor solução possível.
Esta pode ser apresentada de várias formas, investindo em anúncios específicos e direcionados, por exemplo.
Decisão de compra em um funil de vendas para o Facebook Ads
Nessa etapa, a campanha chega em um momento decisivo: a conversão. Aqui, ela vai mostrar se conseguiu cumprir seu objetivo. A decisão do usuário será tomada após a avaliação de diversos fatores. Mesmo de forma inconsciente, ele vai responder as seguintes questões:
- Essa campanha me chamou a atenção?
- A empresa soube se comunicar comigo?
- A campanha foi eficiente, eu consegui acessar o site da empresa facilmente?
- A empresa foi direta e sincera comigo?
- O meu problema será resolvido?
Se a maioria dessas respostas for positiva, naturalmente haverá a conversão. E para garantir o sucesso em sua campanha digital, conte com a AO5.