Ter um ROI negativo é algo que qualquer empreendedor deve evitar. Esse medidor (cuja sigla significa Return Over Investiment, ou Retorno Sobre o Investimento, em português) representa o grau de lucro ou prejuízo de sua empresa de acordo com os investimentos que foram aplicados nela. Assim, um índice abaixo de zero denota que o empreendimento não está financeiramente saudável. Ou seja, que o volume de lucro é insuficiente perante as despesas.
Nesse sentido, saiba que é possível implementar ações para reverter um cenário desfavorável e alcançar um ROI positivo utilizando as ferramentas de marketing digital. Neste artigo você vai conhecer algumas das principais estratégias para deixar a berlinda e alcançar a positividade nesse cálculo.
Como verificar o ROI negativo
É possível utilizar uma fórmula simples para calcular os resultados de um investimento realizado com base nos parâmetros do ROI. O cálculo é o seguinte:
ROI = (ganho obtido – valor do investimento) / valor do investimento x 100.
Os resultados dessa fórmula representam o percentual de lucro obtido. Assim, caso o índice apresentar um resultado negativo, indica que o investimento em questão apresenta prejuízo. Algo importante é que há várias ferramentas para sua empresa realizar esse cálculo, inclusive o Google Adwords.
Alguns fatores que causam o ROI negativo
São muitos os motivos que podem levar uma empresa a apresentar um ROI negativo. Em alguns dos casos, a variação negativa desse medidor pode ser simplesmente causada por má gestão de recursos. Isso é algo que, inclusive, pode ser modificado a partir do momento em que é identificado pelo gestor.
Mas existem outras situações que podem levar uma empresa a possuir um ROI negativo. Assim, veja a seguir alguns dos principais fatores que levam uma empresa a essa condição.
Alto risco
Muitas vezes um investimento de alto risco, mesmo que apresente resultados relativamente favoráveis à primeira vista, pode não trazer proporcionalmente os ganhos esperados. Isso ocorre principalmente em projetos mais ambiciosos, que têm a necessidade de apresentar resultados impactantes por conta do alto volume de recursos aplicados.
Período inicial de prejuízo
Outro fator importante para o um patamar abaixo de zero é o momento inicial de estruturação e operação do empreendimento. Geralmente, de acordo com especialistas do setor, uma empresa em fase inicial pode demorar até um ano para possuir um saldo positivo.
Má alocação dos recursos
Esse é um dos principais motivos que conduzem a um ROI negativo. A aplicação do investimento deve ser norteada pela necessidade e pela reflexão aprofundada a respeito das implicações de cada local que recebe essa verba.
Práticas para alcançar um cenário positivo
Firmadas as bases das causas e efeitos de um ROI negativo, é preciso colocar em prática algumas ações para evitar o surgimento desse cenário. Assim, conheça algumas iniciativas importantes para que sua empresa possua uma boa saúde financeira:
- Planejamento é essencial. Ao implementar qualquer iniciativa em marketing digital, as ações que envolvem o planejamento são tão importantes quanto a própria execução do projeto. Ao lançar uma campanha que envolva a divulgação de algum produto, por exemplo, é essencial ter em mente que existe um período certo para que os resultados dessa campanha comecem a florescer. Não deixe a ansiedade atrapalhar a execução de um projeto que pode apresentar bons frutos adiante;
- Reserve um tempo para analisar os resultados. Diante de cada passo efetuado, é possível lançar mão de diversas ferramentas de análise de dados em tempo real. Isso permite analisar com bastante eficácia os resultados de determinada iniciativa. Dessa forma, considere todas as informações que tiver à disposição sobre o seu público, os investimentos e o cenário como um todo;
- Inbound Marketing é uma excelente alternativa. Investir em ações relacionadas ao marketing digital é uma das estratégias mais importantes para colocar uma empresa, produto ou marca em evidência. Isso buscando capturar novos clientes por meio das ações do funil de vendas, ao mesmo tempo em que mantém a sua base de consumidores por meio de ações de fidelização desse público.
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