Vamos trocar uma ideia sobre a prova social no Instagram? Ao adquirir determinado produto ou serviço, é natural buscarmos indicações de outras pessoas que fizeram uso deles para saber de sua qualidade. Afinal de contas, ninguém quer investir em algo que não traz o resultado esperado, não é mesmo?
Assim, a prova social nada mais é do que uma evidência do índice de aprovação dos seus usuários sobre um produto, mostrando o grau de popularidade dele perante os consumidores.
Trata-se de um efeito psicológico muito importante no contexto do marketing digital para obter novos clientes.
Entre as principais ferramentas está a veiculação de depoimentos e comentários positivos de pessoas que fizeram uso desses serviços ou produtos. Mas como utilizar eles a favor do negócio ou de sua marca no Instagram com um marketing eficiente?
Saiba mais sobre esse assunto a seguir. Conheça o conceito de prova social e entenda como a sua aplicação no Instagram pode gerar novas oportunidades para o seu negócio.
Como funciona a prova social
A prova social nada mais é que do um tipo de “gatilho mental” que influencia de modo significativo na decisão de compra de um potencial cliente. Assim, ao visualizar alguma imagem, vídeo, ou comentário positivo sobre alguma marca ou produto, por exemplo, o consumidor sente mais confiança ao adquirir um produto que já possui credibilidade reconhecida.
Essa técnica de persuasão é chamada pela psicologia de efeito bandwagon, (ou efeito adesão). Ele explica porque as pessoas tendem a seguir a mesma ação que já foi adotada por outras pessoas anteriormente.
De forma geral, são três fatores que sustentam o conceito de prova social:
- Escala: é o volume de pessoas que reagiram à alguma ação ou circunstância;
- Ambiguidade: trata-se da experiência vivida pelo usuário de determinado produto ou serviço;
- Similaridade: trata-se do grau de semelhança entre as experiências vividas pelos usuários desses serviços.
Quais são os principais tipos de prova social no Instagram
Sem dúvida, o Instagram é uma das redes sociais mais populares em todo o mundo. Com a possibilidade de compartilhar fotos, comentários e pequenos vídeos, podem ser implementadas uma série de abordagens diferentes que visam o crescimento de marcas ou negócios.
Nesse sentido, o depoimento daqueles que já foram ou são clientes de uma determinada marca pode ser um passo fundamental para aumentar a base de usuários.
Assim, confira a seguir as principais ações que envolvem a prova social no Instagram, dentro do contexto do marketing digital.
Estimule resenhas e comentários
Busque clientes que gostaram de seu produto e incentive-os a postar resenhas e comentários dele nas suas redes sociais (e principalmente o Instagram), Este é um dos caminhos que podem trazer bons resultados a um custo praticamente nulo. Se você oferecer um produto de qualidade, sempre vão existir clientes dispostos.
Assim, quando a pessoa entra na página da marca e visualiza comentários de quem obteve soluções por meio de seu negócio, ela se sente mais confiante a adquirir o produto.
Compartilhe postagens de clientes para prova social no Instagram
Outra ação importante é buscar as postagens espontâneas de seus clientes e compartilhá-las na sua própria página. Isso confere ainda mais credibilidade para o seu produto.
Faça enquetes e estimule comentários
Essa é forma de sempre manter o contato com seus clientes, buscando saber o que eles pensam e desejam. Por isso enquetes e questionamentos junto ao público. Por exemplo, se você possui uma loja de games, faça uma enquete perguntando quais os jogos que os seus seguidores gostariam de jogar durante as férias.
Esse tipo de postagem incentiva os comentários na sua postagem. Assim sendo, quanto mais pessoas comentam determinado assunto, mais ele se torna relevante no Instagram.
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