Apesar de serem conceitos bastante similares, o remarketing e o retargeting possuem definições diferenciadas. Mas ambos podem, inclusive, ser aplicados ao mesmo tempo. No marketing digital, esses termos têm uma grande importância para ajudar a converter mais clientes. Eles atuam com o propósito de reengajar o cliente que chegou perto de efetuar uma compra e não o fez. Ou que ingressou em determinado site para pesquisar sobre um produto e desistiu de prosseguir com a negociação.
De acordo com informações do o E-commerce Trends 2017, 97,9% dos consumidores disseram já ter abandonado o carrinho de compra durante alguma pesquisa online. Nesse contexto, por meio de programas de obtenção de dados, é possível impactar novamente o usuário com seu produto. Isso aumenta as chances de conversão dele em um novo cliente.
Assim, veja neste artigo as principais diferenças entre os termos remarketing e retargeting, além de algumas estratégias que podem ser implementadas em campanhas de divulgação de marcas, produtos e empresas em geral.
O que é remarketing?
Primeiramente, para entender o conceito de remarketing, é preciso compreender que o público-alvo é aquele que já demonstrou a necessidade de adquirir o produto. Em suma, já existe uma espécie de “atalho” entre sua marca e o cliente, e nesse sentido, é possível encontrar mecanismos para incentivá-lo a concretizar a compra.
Então, o remarketing consiste em enviar mensagens por e-mail e por redes sociais a um cliente específico. É quem fez um cadastro no site e não concluiu a aquisição após adicionar o produto no carrinho de compras. Uma forma bastante comum é o envio de e-mails lembrando os clientes em potencial que certo produto está em promoção ou continua à venda.
A sua principal característica que o diferencia do retargeting é que esses meios de comunicação com o cliente estão relacionados às formas de interação desempenhada pelo usuário com o site em particular, não necessariamente precisando ser um anúncio pago.
Melhores formas de aplicar o remarketing em detrimento do retargeting
Confira as maneiras mais utilizadas dentro do marketing digital para conquistar o cliente em potencial. Essas três ações listadas abaixo podem ser realizadas em paralelo, o que aumenta a perspectiva de resultados:
- Lembrete de abandono de carrinho. Essa é uma das formas mais eficazes de reengajamento de clientes, uma vez que o processo de compra já foi iniciado pelo usuário;
- Promoções. As quedas de preços são outro instrumento bastante importante para reavivar o interesse de clientes em potencial em torno de um produto;
- Envio de e-mails. Muitos usuários ainda se informam a respeito dos produtos por e-mails enviados por marcas.
O que é retargeting?
Por sua vez, o termo retargeting é utilizado para descrever anúncios que são feitos de forma paga pelos usuários. São aqueles que interagiram com os sites e demonstraram interesse em adquirir certo item. Entre os recursos mais comuns desse tipo de serviço estão o Facebook Ads e o Google Ads. Assim, o usuário que acessa o Google ou usa o Facebook vai visualizar anúncios do mesmo tipo de produto que recentemente foi alvo de alguma pesquisa de preço, por exemplo.
Essas ferramentas são capazes de detectar o comportamento do usuário nos mínimos detalhes. Isso mesmo que ele tenha acessado determinada página uma única vez. Por isso, a sua importância para converter clientes para o seu produto.
Melhores formas de aplicar o retargeting em detrimento do remarketing
O retargeting possui a grande vantagem de direcionar o anúncio a um público extremamente segmentado. Assim, há mais probabilidade dele acessar o conteúdo direcionado a ele. Nesse sentido, o retargeting possui dois usos diferentes, que você confere a seguir:
- Retargeting on-site. Se refere aos usuários que acessaram o próprio site de determinada marca e não prosseguiram com a intenção de compra do produto;
- Retargeting off-site. Diz respeito às pessoas que pesquisaram o termo em mecanismos de busca na internet ou em redes sociais.
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