Você já considerou utilizar recursos de storytelling para redes sociais? Apesar de essa ser uma técnica bastante comum dentro do marketing de conteúdo, muitas empresas negligenciam o poder que ela pode ter em reter e fidelizar clientes se usadas nesses espaços.
Assim sendo, veja a seguir como o uso de storytelling em redes sociais pode mudar totalmente as perspectivas de sua empresa para seus clientes de forma positiva. Além disso, saiba também quais são as melhores técnicas e métodos para consolidar esse processo.
Por que aplicar storytelling para redes sociais?
Apresentar um produto ou serviço a partir de uma história roteirizada é uma ótima estratégia. Por meio dela o cliente cria um vínculo de identificação com a sua marca, além de fortalecer o relacionamento com a sua empresa.
Neste sentido, esse é um recurso bastante utilizado em locais como blog posts e vídeos, por exemplo. Por outro lado, o storytelling em redes sociais é menor do que deveria. Isso acontece principalmente porque sua adoção neste espaço pode trazer vários benefícios:
- Seu grande poder de engajamento será ainda maior em postagens curtas de redes sociais. Assim, a taxa de retenção e conversão de sua empresa aumentará muito;
- Mesmo que o seu negócio tenha alguns modelos definidos de persona, grande parte de seu público-alvo estará nesses locais. Ou seja, você direcionará a história para as pessoas certas no lugar certo;
- Além disso, outra grande vantagem é que com relação aos os clientes em potencial que não gostam de um marketing mais direto. Nestes casos, conteúdos desse tipo passarão sua mensagem a eles com máxima eficiência.
Um storytelling bem construído é capaz de compartilhar experiências, gerar empatia e cativar emocionalmente o cliente. E para fazer isso da forma certa, algumas técnicas e métodos fazem toda a diferença.
Utilizando storytelling em redes sociais
Por se tratar de um espaço em que informações circulam de forma mais resumida e rápida, o uso do storytelling deve ser certeiro. Assim sendo, para construir uma história que cumpra com esses requisitos, siga as seguintes dicas:
- Invista na humanização de suas informações. Use cases de clientes e a opinião de pessoas reais sobre seus produtos e serviços;
- No caso de postagens maiores e mais complexas, divida os blocos de informação em pequenos posts lançados em sequência;
- Conte com o recurso de imagens e vídeos para contar a história da marca e de seus produtos em geral;
- Além disso, tenha o seu conteúdo organizado em forma de roteiro, que seja capaz de prender seu público-alvo com um começo, meio e fim.
Isso pode ser feito em todas as redes sociais, como o Instagram e o Facebook, por exemplo. E na medida em que adotar essas estratégias ancoradas em um marketing de conteúdo eficiente, a retenção e o sucesso dos clientes crescerá significativamente.
O marketing para fortalecer o relacionamento com o cliente
Por mais fora dos padrões tradicionais de propaganda que seja, o storytelling ainda é um recurso de marketing. Assim sendo, o uso das ferramentas certas ligadas a essa área para a sua empresa contar uma história cativante ao público-alvo faz toda a diferença.
Neste sentido, é importante voltar as atenções sobretudo para o marketing de conteúdo. Seja com textos, vídeos ou imagens, o storytelling para redes sociais deve contar com algumas de suas regras básicas, que incluem, por exemplo:
- Criação de posts humanizados que conduzam o cliente em sua jornada de compra;
- Um estudo detalhado sobre as personas de seu público-alvo para conteúdos assertivos;
- O uso de informações relevantes sobre a sua marca, produtos e serviços;
- Medidas de personalização de conteúdos que promovam a comunicação entre a sua empresa e o cliente.
Diante desses aspectos, você precisa ter o suporte de profissionais especializados, que ofereçam as melhores soluções ao seu negócio. Sabendo disto, a AO5 oferece as melhores soluções de marketing para que sua empresa tenha sucesso ao alcançar o cliente a partir do storytelling.
Para fazer isso, realizaremos um estudo completo de sua marca e seu público-alvo, com foco nas necessidades de ambos. A partir de então, traçaremos um plano de marketing que traga os resultados de sucesso que você espera. Estamos aguardando o seu contato e ficaremos super felizes em te ajudar.