Os gatilhos mentais para o Instagram podem transformar o seu negócio. Esse recurso consiste basicamente em estímulos enviados para nosso cérebro, o que nos incentiva a realizar determinada ação. No marketing, esses estímulos tem como objetivo facilitar o processo de conversão de clientes.
Na maioria das vezes, nem percebemos que estamos sendo influenciados pelos gatilhos. Isso porque eles podem ser sutis, mas eficientes
Para explicarmos de forma prática como os gatilhos mentais agem no cérebro, pense na seguinte pergunta: você já comprou algo que não estava nos planos e quase que de forma automática? Provavelmente sua resposta será SIM. E isso quer dizer que algum tipo de gatilho fez você comprar o produto. Esse recurso trabalha com persuasão, com incentivos positivos, o que é muito diferente de manipulação, por exemplo.
Dentro disso, o Instagram é uma das redes sociais mais eficientes para despertar gatilhos mentais. Ele é capaz de criar uma relação mais próxima do público. Assim, o uso desse recurso na rede é uma excelente estratégia para sua empresa.
A seguir, veja 6 gatilhos mentais para o Instagram e como utilizá-los.
Escassez: um dos melhores gatilhos mentais para o Instagram
Podemos dizer que esse é um dos gatilhos mentais para o Instagram mais utilizado. Ele é eficiente, essencial e fácil de aplicar. Esse gatilho consiste em frases como:
- Vagas limitadas;
- Últimas vagas;
- Apenas hoje;
- Por tempo limitado;
- Os 10 primeiros ganham desconto;
- Só até amanhã.
Também é muito comum empresas utilizarem a famosa frase “promoção válida até durarem os estoques”. Essas afirmações fazem nosso cérebro pensar: “Preciso ser rápido, senão vou ficar sem”.
Claro que se usuário não tiver interesse no produto, esse gatilho não fará a mínima diferença. Porém, se a sua campanha estiver atingindo o público-alvo certo, esse recurso é muito importante.
Autoridade: mostre a superioridade de sua marca
Esse gatilho consiste em saber muito bem sobre o que você está falando ao público e ter credenciais que provem seu conhecimento. Por exemplo, se você for adquirir um curso de marketing, com certeza optará por uma empresa que possui uma equipe qualificada no tema. Dessa forma, essa empresa tem autoridade em marketing.
Assim, você levará em consideração tudo o que essa empresa falar. Além disso, a autoridade faz com que relacionemos o produto à marca de forma automática. Muitas vezes a autoridade é tão grande que é quase impossível separar o produto da marca. Um exemplo clássico é a Bombril. Afinal, você cresceu ouvindo o termo “esponja de aço” ou simplesmente “Bombril”?
Prova-social: outro dos melhores gatilhos mentais para o Instagram
A prova-social diz respeito à credibilidade da marca e empresa. Se a sua organização prestar um serviço de qualidade, os clientes satisfeitos aparecem de forma natural. Isso é muito bom, não apenas para a moral da empresa, mas porque esses clientes podem ser espécies de embaixadores do produto.
Então, sempre quando um cliente faz um comentário ou post elogiando seu produto, você pode utilizar isso a seu favor. Se o perfil da empresa saber identificar esses posts e compartilhar no seu próprio stories, estará colocando em prático o gatilho de prova-social.
Urgência: um gatilho fundamental para bons resultados
Também um dos gatilhos mentais para o Instagram mais eficiente, ele caminha lado a lado com a Escassez. Isso porque é natural do ser humano querer as coisas rapidamente. Hoje em dia então, temos pressa para tudo. E uma estratégia de marketing precisa saber como instigar essa sensação de urgências nos clientes. Entre alguns exemplos, podemos citar:
- Você tem apenas 24 horas para usufruir do desconto;
- Promoção válida por 48 horas;
- A promoção encerra nas próximas horas.
É muito importante, nesse caso, utilizar um tempo determinado, pois isso aumenta ainda mais a sensação de urgência.
Exclusividade: mostre que seu cliente é insubstituível
Faça o cliente se sentir exclusivo e muito importante. E como fazer isso? Oferecendo algo importante para a pessoa que decidir comprar o seu produto. Isso pode envolver uma série de coisas:
- Cartão de desconto;
- Clube de assinantes;
- Lista VIP;
- Conteúdos exclusivos;
- Acesso a pré-lançamentos antes do público em geral.
Novidade: outro dos gatilhos mentais para o Instagram mais eficientes
Quem não gosta de novidades? Quando as pessoas entram em alguma rede social, principalmente no Instagram, elas querem coisas novas no feed. Então, nada de “mais do mesmo”. Elabore novidades para seu público-alvo e mostre, assim, o diferencial da sua empresa ou produto. Use a criatividade e dê asas a imaginação. Mas, ao mesmo tempo, crie algo eficiente e realmente atrativo.
Se você se interessou pelo conteúdo e quer saber mais sobre o assunto, a AO5 te explica melhor como funcionam os gatilhos para os negócios.