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Sabe quando você vai a um fast-food pedir um sanduíche e o atendente oferece adicionar fritas e bebida por mais R$5,00? Isso se chama cross selling!

Esta é uma técnica bastante utilizada em lojas físicas, mas que pode ser aplicada também em e-commerces. Quando bem executada, ela pode aumentar consideravelmente o ticket médio das vendas e, consequentemente, os lucros da empresa.


Mas se você nunca ouviu falar em cross-selling, não se preocupe! Neste artigo, você vai entender melhor o conceito desta técnica e como utilizá-la para aumentar suas vendas. Confira a seguir!

Entenda o que significa Cross Selling e como isso impacta em seus negócios

Cross selling tem como tradução “vendas cruzadas”. Essa técnica de vendas consiste em oferecer ao cliente produtos complementares ao que ele já está adquirindo. Ou seja, é uma forma de vender mais para o mesmo cliente, aumentando o valor da compra.

Para aplicar o cross selling de forma eficiente, é preciso conhecer bem os produtos que estão sendo oferecidos e, principalmente, os gostos e necessidades do cliente. Dessa forma, você poderá oferecer um produto complementar que realmente agregue valor à sua venda. Veja um exemplo:

Imagine que um cliente que navega em um e-commerce decide por colocar um quadro branco no carrinho. Possivelmente, a plataforma de e-commerce irá sugerir que ele adicione canetas e um apagador à compra, pois são produtos complementares.

Sendo assim, o objetivo do cross selling é aumentar o valor da compra do cliente. Pois, além do produto principal, ele também adquire outro produto que lhe será útil.

Além disso, esse tipo de estratégia também pode auxiliar na fidelização do cliente, pois além de estar satisfeito com o produto comprado, ele terá outro motivo para voltar à loja e realizar mais compras no futuro.


Benefícios do Cross Selling para a Sua Empresa

Agora que você já entendeu o conceito de cross selling, é hora de conhecer alguns dos principais benefícios da sua aplicação. Confira!

Maior faturamento

Uma das vantagens do cross selling é que ele pode aumentar significativamente o faturamento da empresa. Isso acontece porque o cross selling gera vendas adicionais, o que impulsiona o crescimento da empresa. Além disso, o cross selling ajuda a aumentar a lucratividade da empresa, pois aumenta o índice de conversão de vendas.

Fidelização de clientes

Aumentar a fidelidade dos clientes é um dos principais objetivos da maioria das empresas. O cross selling é uma excelente forma de alcançar esse objetivo, pois faz com que os clientes se sintam valorizados e reconhecidos.

Além disso, o cross selling é uma estratégia que gera benefícios para ambas as partes envolvidas, o que aumenta a probabilidade de os clientes permanecerem fiéis à empresa.

Maior aproximação com os clientes

O cross selling também aproxima a empresa dos seus clientes. Quando os clientes recebem ofertas de produtos ou serviços adicionais, eles ficam mais propensos a se aproximar da empresa e a conhecê-la melhor.

Isso é importante, pois a empresa pode identificar quais são os produtos ou serviços que os clientes mais gostam e oferecê-los a eles.

Melhoria da qualidade do atendimento

A qualidade do atendimento é um dos principais diferenciais competitivos das empresas. O cross selling, quando bem executado, é uma excelente forma de melhorar a qualidade do atendimento. Ele permite personalizar o atendimento de acordo com as necessidades do cliente.

Redução de custos

Ao oferecer produtos adicionais ao cliente, a empresa consegue reduzir os custos de aquisição de novos clientes. Isso ocorre porque os produtos vendidos junto ao item principal servirão como uma espécie de anúncio para os novos produtos. Conforme a atratividade dos produtos e do preço, isso pode levar à compra dos mesmos.

Como Implementar Cross Selling nas Suas Estratégias de Vendas?

Identifique oportunidades

Para implementar o cross selling de forma eficaz, é preciso identificar as oportunidades onde este tipo de estratégia pode ser aplicada com sucesso. Isso significa analisar o perfil dos seus clientes e identificar quais produtos/serviços complementares eles poderiam estar interessados.

Crie uma base de dados

Outro passo importante para a implementação de cross selling é criar uma base de dados com as informações dos seus clientes. Ela deve incluir detalhes como histórico de compras, preferências e demais dados relevantes. Essa base de dados irá auxiliá-lo na hora de identificar as melhores oportunidades para a aplicação da estratégia.

Treine a equipe

É fundamental que todos os colaboradores da sua empresa estejam alinhados com as metas da companhia e saibam como implementar cross selling nas suas respectivas áreas. Por isso, realize treinamentos periódicos e incentive a equipe a desenvolver essa habilidade.

Faça recomendações personalizadas

Seja através do site da sua loja, do blog ou das redes sociais, faça recomendações personalizadas para os seus clientes. Mostre que você conhece os gostos e necessidades dos seus clientes e recomende produtos que estejam dentro do perfil dele/dela.

Crie ofertas especiais para quem comprar mais de um produto

Oferecer descontos em relação à quantidade de produtos adquiridos é uma ótima forma de estimular a compra na sua loja. Além disso, você também pode criar kits promocionais com alguns dos seus produtos mais vendidos.

Utilize a tecnologia a seu favor

Hoje em dia existem diversas tecnologias que podem te ajudar na hora de aplicar o cross selling na sua estratégia de vendas. Temos como exemplo: plugins para lojas virtuais, sistemas de gestão integrados (ERP) e softwares CRM (Customer Relationship Management). Utilize esses recursos tecnológicos a seu favor para facilitar o processo de cross selling nas suas estratégias de vendas!

Conclusões Finais

Como você pôde ver, cross selling é um conceito que pode trazer inúmeros benefícios para a sua empresa. Com uma boa estratégia de cross selling, você pode aumentar as vendas, aumentar a retenção de clientes e até mesmo melhorar a imagem da sua empresa.

Esperamos que esse artigo tenha ajudado você a compreender esta técnica. Não deixe de aplicar os conceitos aqui apresentados na sua empresa. Então, aproveite todas as dicas e coloque em prática esse poderoso recurso!

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Escrito por: Agência Orange Five

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