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Hoje em dia, para uma marca se destacar e conquistar mais clientes, não é nada indicado investir e se dedicar somente a uma plataforma, a um meio. Anunciar somente em revistas? Apenas ter um perfil no Facebook? A bola da vez, já há alguns anos, é executar uma estratégia de marketing multicanal para ampliar a presença da marca e de seus produtos e serviços em várias frentes.

Parece complicado? Acredite, não é! Atualmente as novas formas de comunicação aproximaram o público das empresas e estas precisam se adequar às novas linguagens e tecnologias, para assim se comunicarem de uma forma efetiva e que traga resultados na prática. O marketing multicanal aborda exatamente esse aspecto.

Afinal, o que é marketing multicanal?

Dentro da literatura da área, o marketing multicanal é definido como uma estratégia de comunicação, mas não uma estratégia tradicional e que a maioria das pessoas conhece. É uma forma de comunicar, anunciar produtos e serviços, trabalhar o branding da marca, através de diferentes canais e plataformas. Por isso, o sufixo “multi” é utilizado na nomenclatura. Seu grande objetivo é maximizar oportunidades e gerar mais interações com potenciais clientes.

Quando uma empresa aplica estratégia de marketing multicanal, ela possibilita que seus consumidores entrem em contato de várias maneiras, como julgarem melhor, na hora que acharem melhor. A compra também pode ser feita de várias maneiras, seja por telefone, via online, etc. Aliás, para exemplificar o que é o marketing multicanal, listamos abaixo alguns dos principais canais utilizados:

Você pode reparar que o marketing multicanal não é restrito somente a estratégias digitais ou a canais off-line. Ocorre um verdadeiro mix de ações para que a marca consiga se adaptar a realidade do consumo atual, daquilo que o consumidor realmente espera e onde ele está. Por exemplo, o cliente pode passar à frente de uma loja física e não adquirir nada. Mas, em outro momento, ele pode acessar o site da mesma marca e efetuar a compra. Já pensou se a loja não tem um site ou e-commerce?

A importância de gerenciar diferentes plataformas

Como vimos no texto de hoje, a forma de se consumir produtos e serviços mudou (e muito) nos últimos anos. E as marcas precisam não somente entender isso, mas gerenciar suas diferentes plataformas de uma forma inteligente e prática. Tal gerenciamento, todavia, deve ser feito por quem realmente entende de assunto para que a comunicação da empresa seja coerente e, principalmente, efetiva.

Um dos detalhes mais importantes nesse cenário é a disseminação da linguagem da marca em diferentes plataformas. Em outras palavras, o tom de voz, as palavras-chave utilizadas e outros elementos que criam e alimentam a imagem da empresa no mercado. Dentro do marketing multicanal, do envio de um e-mail marketing ao atendimento físico em uma loja, todas as pessoas envolvidas devem se atentar a isso.

Para tal, uma boa dica é a criação de um manual da marca que estabeleça palavras, termos e expressões que podem e que não podem ser utilizados. Verdadeiramente um manual para facilitar o trabalho e garantir uniformidade em uma estratégia de marketing de conteúdo, de vendas online, atendimento via telefone, etc.

Outra dica essencial é a criação de uma persona. Trate-se de um perfil semifictício do cliente ideal da marca, uma materialização em forma de uma pessoa com idade, gênero, estado civil, hobbies, etc. Com isso em mãos é mais fácil direcionar estratégias de marketing multicanal, pois há um “alvo real”.

Quer saber mais sobre marketing multicanal e como gerenciar diferentes plataformas? Entre em contato hoje mesmo com a AO5! O time de especialistas está ao lado para não somente traçar um planejamento personalizado e focado no seu negócio, mas também para executar e gerenciar as ações da sua marca.

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Crédito: ipopba / Tipo de licença: Royalty-free / Coleção: iStock / Getty Images Plus

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Escrito por: Cicero Félix

Atua como CEO da Agência Orange Five e especialista em design de produto, marketing, vendas e comunicação. Já trabalhou com marcas como: Sansung, itaú, Citroen, Toyota, Costa do Sauípe, Kuka Robots e Brasken. Ganhador dos prêmios de design Ideia Brasil e ABC da Comunicação.

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