Quando se trata de jogos de tabuleiro, War é um dos preferidos. Há mais de 40 anos no mercado, é pioneiro no Brasil no segmento de jogos de estratégia. Afinal, ele é simples, rápido e tem muita estratégia envolvida.
Parece óbvio, mas essas habilidades são cruciais no marketing. Planejar uma campanha de marketing requer um tempo de planejamento. Analisar resultados requer atenção aos detalhes e tomar decisões rapidamente é vital nos negócios.
Neste artigo, queremos mostrar como as estratégias de War podem adentrar o mundo real e transformar o marketing da sua empresa. Acompanhe a leitura para entender melhor!
Um marketing assertivo ganha a guerra de conquista por clientes!
Ao estabelecer suas estratégias de War, o objetivo é conquistar todos os territórios do outro jogador. Para isso, é preciso ser assertivo e ter um bom planejamento estratégico. Da mesma forma, no mundo dos negócios, para conquistar novos clientes e fidelizar os atuais, é necessário um marketing assertivo.
Não basta apenas ter uma boa oferta ou um produto inovador. É preciso saber como chegar até o seu público-alvo de forma eficiente e conquistá-lo com a sua proposta de valor. Para isso, é importante conhecer bem o seu mercado e o perfil do seu cliente ideal.
Além disso, é essencial investir em ações de marketing que realmente funcionem e tragam resultados para o seu negócio. Uma campanha bem planejada e executada pode fazer toda a diferença na hora de conquistar novos clientes.
Para ter um marketing assertivo que ganhe a guerra por mais clientes, invista em uma boa estratégia. Conheça também seu público-alvo e idealize campanhas que realmente tragam resultados para o seu negócio!
Dito isso, reunimos algumas estratégias de War que podem muito bem ser aplicadas no marketing da sua empresa e transformar os seus negócios! Confira a seguir.
1. Planejamento
No início do jogo War, os jogadores devem planejar e decidir qual estratégia de War devem seguir. O mesmo acontece no marketing. Antes de executar qualquer ação, é necessário planejar. Quais são os objetivos da campanha? Quem é o público-alvo? Que mensagem deve ser passada?
A análise dos dados é importante para determinar se a estratégia planejada está funcionando. É necessário avaliar os resultados da campanha para determinar se os objetivos foram alcançados.
2. Use a estratégia de objetivos
No início do jogo War, cada jogador recebe o seu objetivo e precisa analisar o que fazer para atingi-lo. Para isso, deve criar a sua estratégia de objetivo.
A estratégia de objetivos é uma boa maneira de direcionar seu esforço de marketing. Isso porque definir objetivos claros e mensuráveis ajuda a garantir que você esteja focado e que possa avaliar seu progresso.
Quando você sabe o que está tentando alcançar, pode mudar seu foco e direcionamento para atingir os seus objetivos.
3. Conheça o seu “inimigo”
Ao jogar War, é importante conhecer os exércitos inimigos. Na vida real, o exército inimigo corresponde à concorrência. Quais são as estratégias deles? Quais os seus pontos fracos? Quais os seus pontos fortes?
Responder a essas perguntas é essencial para desenvolver estratégias de marketing que deem resultado.
É importante ressaltar que a palavra inimigo aqui é somente uma comparação com o jogo. Afinal, ainda que exista disputa de mercado, existem muitas empresas do mesmo segmento que podem atuar juntas em alguns cenários.
4. Tomada de decisões
Quando um jogador de War está em uma posição difícil, ele precisa tomar uma decisão rapidamente. Isso é o que acontece no marketing. As empresas precisam tomar decisões rapidamente para se manterem competitivas.
Para ter sucesso em suas ações de marketing, as empresas precisam estar constantemente tomando decisões. Tais decisões como anunciar em um novo canal ou mudar uma abordagem, por exemplo, devem ser tomadas regularmente
5. Análise
Os jogadores de War precisam analisar muito bem os territórios para tomar as melhores decisões. No marketing, é importante analisar os dados para descobrir o que funciona e o que não funciona.
Os dados devem ser analisados para saber qual canal de marketing utilizar e qual mensagem passar. Além disso, os dados podem ser analisados para descobrir os hábitos dos consumidores e o que motiva as pessoas a comprar.
6. Paciência
O jogo de War costuma ser um dos mais arrastados do mundo. É possível passar até mais de 12 horas jogando uma única partida. Sendo assim, uma das principais características para jogar é ter paciência e disposição para fazer suas jogadas. Além disso, é preciso saber esperar a hora certa de realizar ataques.
No mundo do marketing, também é preciso ter paciência para superar os mais variados desafios. Diante das falhas e crises, é necessário parar e pensar se não é o momento de mudar a estratégia ou a forma de aplicação.
7. Gestão de Pessoas
No decorrer de uma partida de War, é necessário usar de estratégia na distribuição do exército ao longo dos territórios. Cada território deve contar com, ao menos, um soldado e não é possível que um território fique vazio.
Porém, o ideal é que sempre haja pelo menos dois soldados em cada território. Isso porque quando um soldado está sozinho, fica vulnerável aos ataques de exércitos maiores.
Trazendo essa ideia para o mundo do marketing, é possível relacionar o exército com a sua equipe. Distribuir funções e responsabilidades de acordo com os pontos fortes de cada um é essencial para a produtividade da equipe. Além disso, incentivar o trabalho em conjunto colabora para que não haja sobrecargas de trabalho em uma única pessoa. Lembre-se, nunca deixe um soldado sozinho em um território! A união é o que faz a força!
Do tabuleiro para a vida real
Apesar de ser um jogo bastante antigo, o tabuleiro de War ainda é bastante popular. No mundo dos negócios, estratégias semelhantes estão sendo usadas com sucesso para alcançar os objetivos de marketing.
Por isso, se você chegou até aqui, significa que já está muito bem informado! Afinal, ao longo deste conteúdo, falamos sobre sete estratégias de War que podem transformar o marketing da sua empresa!
Agora é hora de adaptar as estratégias de War ao seu negócio, colocá-las em prática e ficar de olho nos resultados!