Adotar técnicas de fechamento de vendas efetivas é garantia de um ótimo fluxo de negócios para sua empresa. Mais do que isso, contar com esse tipo de processo fornece mais segurança para o cliente em potencial que ainda está em dúvida se irá comprar seu produto e serviço. Por isso, veja a seguir oito métodos infalíveis para ajudá-lo nessa etapa final de negociação.
A técnica do empurrãozinho final
Essa é uma técnica que faz toda a diferença para o fechamento de vendas. Basicamente, ela diz respeito a jogar a cartada final para o cliente se convencer a realizar a compra. Pode ser a última unidade disponível, um desconto exclusivo dependendo da forma de pagamento ou mesmo um bônus especial para quem decidir fazer aquela compra.
Negociação direcionada para o fechamento de vendas
Para adotar essa estratégia você deve conversar com o cliente, direcionando seus esforços para a concretização da venda. Isso pode ser feito a partir do esclarecimento de dúvidas sobre o produto ou serviço. Informações relevantes sobre a mercadoria em questão e sua própria área de atuação também podem ajudar muito neste sentido.
Apresentação de alternativas
Esta técnica de fechamento de vendas também é bastante eficiente, e pode fazer toda a diferença para o cliente. Trata-se de negociar, fazer certas concessões, ouvir propostas e fazer contrapropostas. É claro que tudo isso exige habilidade por parte do responsável pelas vendas, mas é algo totalmente possível de ser feito.
Uso de inbound marketing e marketing de conteúdo
Esses dois fatores também fazem uma grande diferença. Tratam-se de técnicas poderosas, principalmente para serem aplicadas a partir desse ano. Crie espaços online para atendimento e informação, a partir de postagens que gerem leads orgânicos. Além disso, procure direcionar esforços para conseguir contatos do cliente em potencial por meio do Call to Action.
Técnica de fechamento de vendas considerando os próximos passos
Em alguns casos, é super eficiente que a sua equipe de vendas trate a negociação como se o negócio já tivesse sido fechado. Isso significa orientar o cliente em potencial para suas preferências como a frequência do serviço a ser realizado ou as preferências sobre o produto que pretende adquirir. Aqui também entram questões como frete e pagamento.
Mostrando o seu diferencial
Aqui entra a chamada técnica da balança. Com esse procedimento você mostra para o lead que o seu produto ou serviço é melhor que o da concorrência. Indicando uma oferta específica para o cliente em potencial, você mostra diferenciais, relação custo-benefício e nível resolução dos problemas que a pessoa terá comprando seu produto ou serviço.
Despertando emoções certas para o fechamento de vendas
Mais do que mecanizar o processo de negociação e fechamento da venda, aqui é importante investir na ligação emocional do cliente com a marca. Para fazer isso, você precisa despertar sentimentos positivos no lead, como motivação e sucesso. Ao mesmo tempo, você também pode coloca-los em contato com emoções negativas se não comprarem, como medo e fracasso.
Fechamento de vendas com as perguntas certas
Por fim, mas não menos importante. Você precisa fazer perguntas que deixe o cliente confortável e decidido a fechar o negócio. Isso inclui pedir se suas informações foram claras o suficiente, se é possível atender todas as suas necessidades, se ele tem dúvidas ou mesmo o que poderia ser diferente para ele aceitar a oferta de compra.
Precisando de uma forcinha?
É claro que colocar em prática essas técnicas de fechamento de vendas é um desafio para qualquer empresa. Mas calma, você não precisa sofrer para fazer tudo isso dar certo. É que com a ajuda de uma equipe especializada em marketing, todo o processo ficará mais fácil.
Por isso, para converter leads em vendas e dar aquele impulso que você precisa na etapa final da negociação, conte com a AO5. Vamos fazer um estudo completo do que a sua empresa precisa para ter o sucesso que você merece na hora de concretizar as suas vendas. Entre em contato com a gente hoje mesmo e veja como podemos te ajudar.