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CAC e LTV são métricas que podem transformar seu negócio. Dentro das estratégias de marketing, essas são estratégias que fazem uma grande diferença para o sucesso de qualquer empresa. Ambas requerem cálculos específicos para ser calculadas.

CAC e ITV

Mas antes de tudo é preciso entender o que essas siglas significam. De forma geral, CAC e LTV Estão classificadas em:

  • Costumer Aquisition Cost (Custo de Aquisição do Cliente) – CAC;
  • Lifetime Value (Valor deixado pelo cliente em sua empresa) – LTV.

O cálculo dessas métricas podem ajudar de forma significativa os seus negócios. Assim sendo, saiba mais detalhes sobre elas a seguir.

A importância de CAC e LTV

Tanto o CAC quanto o LTV dizem respeito a valores que o cliente investe em sua empresa. Mas cada uma delas possui um jeito específico de ser calculada.

Cálculo do CAC

Para calcular o custo de aquisição do cliente é preciso aplicar a seguinte fórmula:

  • Pegue o custo total para aquisição de cliente de sua empresa;
  • Divida pelo total de novos clientes adquiridos;
  • O resultado será o seu CAC.

A partir dessa métrica é possível avaliar a eficiência dos investimentos de sua empresa em captar novos clientes.

Cálculo do LTV

O valor total deixado pelo cliente durante o tempo que ele fez negócios com a sua empresa pode ser calculado da seguinte forma:

  • Pegue o valor médio de uma venda de sua empresa;
  • Multiplique pelo tempo médio de retenção de um cliente típico do negócio;
  • O resultado será o seu LTV.

Os resultados dessa conta podem ajudar na tomada de várias decisões estratégicas para o sucesso de seu empreendimento.

Por que calcular CAC e LTV?

Essas duas métricas são capazes de fornecer informações muito importantes sobre como está a saúde de seus negócios. Em outras palavras, CAC e LTV indicam quais as melhores estratégias financeiras para captar clientes e qual é o resultado prático delas no valor gasto pelo cliente.

Assim sendo, ter esses resultados em suas mãos traz vários benefícios para sua empresa. Entre os principais, se destacam:

  • Possibilidade de ações estratégicas para a equipe de marketing;
  • Otimização de investimentos para ações que realmente tragam resultados;
  • Planejamento de perspectivas de crescimento, alcançando seu público-alvo;
  • Definição de medidas que façam com que os clientes gastem mais em sua empresa.

Todos esses fatores acabam fazendo uma grande diferença. Mas além de entender a lógica por trás do CAC e LTV, você também precisa ficar de olho em outros detalhes.

Informações importantes sobre CAC e LTV

Uma das coisas mais importantes que você deve ter em mente com relação a essas métricas é que o LTV deve ser maior do que o CAC. Caso contrário, sua empresa estará fadada a prejuízos e não terá a saúde financeira necessária para prosperar.

A solução para que isso não aconteça é otimizar as suas métricas. Para fazer isso, siga as seguintes dicas:

  • Para aumentar o LTV, invista em produtos e serviços com descontos, experiência de compra personalizadas e benefícios exclusivos para compras de certo valor;
  • Para reduzir o CAC, invista em um marketing de conteúdo eficiente. Além disso, você também pode investir em um atendimento de qualidade e apostar em funis de vendas;
  • Em ambos os casos, você precisa priorizar os melhores resultados para sua empresa e seus negócios de forma geral.

Para esse último item, uma boa solução é calcular o Retorno de Investimento (ROI). Para fazer isso, é preciso que calcule o seguinte:

  • Primeiro pegue o valor total que sua empresa ganha com os investimentos em clientes;
  • Em seguida, diminua desse total o custo do investimento;
  • Por fim, diminua o resultado novamente pelo custo do investimento;
  • O resultado será o seu Retorno de Investimento (ROI).

Assim como CAC e LTV, essa métrica também é muito importante para que seus negócios possam prosperar da forma esperada. Dessa forma, é importante dar a devida atenção para essas informações e utiliza-las da melhor forma em seu negócio.

Uma dica importante

Agora que você entende a importância do CAC e LTV para os investimentos em sua empresa, conte com o marketing para ajuda-lo. As estratégias certas fazem toda a diferença para alcançar seu público-alvo e atrair novos clientes. Por isso, quando precisar colocar em prática esse tipo de planejamento, conte com a ajuda da AO5 e em pouco tempo você terá ótimos resultados.

 

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Escrito por: Agência Orange Five

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