Este é um texto importante sobre como aumentar o índice de qualidade no AdWords. Essa ferramenta faz parte da plataforma de anúncios do Google, foi criada em 2000 e é líder no mercado de mídias on-line. Assim, ela pode anunciar inúmeros tipos de serviços e produtos. Mesmo com o surgimento de outras plataformas nos últimos anos, o Google Ads, como é chamado, continua soberano quando o assunto é publicidade na web.
Uma das grandes vantagens do Google AdWords é o custo por clique. Ao criar a campanha, você estipula um orçamento total, mas só paga quando alguém clica no anúncio. Você também estipula quanto está disposto a pagar por cada clique.
Assim, a AO5 é uma agência de Marketing Digital que pode te auxiliar a fazer uma campanha eficiente no Google AdWords.
Como aumentar índice de qualidade do seu anúncio no AdWords
Para uma campanha de marketing obter sucesso e relevância, algumas ações precisam de atenção. Uma campanha só obtém sucesso quando os anúncios são posicionados na primeira página de uma pesquisa do Google. É o Google que avalia e decide qual será o posicionamento do seu anúncio, baseado em vários fatores:
- CRT ou taxa de cliques: o número de pessoas que clicaram no anúncio é dividido pelo número de vezes que o anúncio foi exibido. Aumentando essa taxa, você torna sua campanha mais relevante. Por isso, para aumentar o CRT, é necessário criar anúncios atrativos que contenham as palavras-chave;
- Página de destino: ao clicar em um anúncio, o usuário será direcionado para uma outra página. Portanto, essa página de destino precisa possuir conteúdo relevante. Mantenha essa página despoluída, melhore a navegabilidade, evitando banners e pop-ups;
- Símbolos de correspondências de palavras-chave: utilize, por exemplo, símbolos, sinônimos, plurais e, para evitar atingir um público irrelevante, utilize também as palavras-chaves negativas;
- Composição do anúncio: priorize fatores como texto, palavras-chave, título, imagens e links;
- Histórico da conta: esse pode ser um fator mais relevante do que pareça. Mantenha as suas contas atualizadas e, se necessário, crie uma conta nova.
Conhecendo mais sobre o CRT ou taxa de cliques
Como falado anteriormente, o CRT significa taxa de cliques. Essa taxa é calculada dividindo o número de pessoas que clicaram no anúncio pelo número de vezes que ele foi exibido.
Aumentar essa taxa é muito importante para melhorar o índice de qualidade do seu anúncio no AdWords. O CRT mostra o quanto seu anúncio é atrativo e indica se você está indo pelo caminho correto. No entanto, ela não mostra mais detalhes como, por exemplo, quantas pessoas realmente se interessaram pelo serviço anunciado.
Sendo assim, o CRT é um indicador importante, mas não profundo. Ele pode sobretudo indicar que o público alcançado está muito amplo. Uma taxa CRT alta e uma taxa de conversão baixa indica que seu anúncio não está coerente com o conteúdo da página de destino. Por isso é necessário utilizar vários sistemas de medidas para ter um diagnóstico amplo sobre seu anúncio.
No Google Adwords, uma taxa de CRT de 2% é considerada na média. Abaixo disso, o valor é considero ruim e, acima, é considerado bom. No entanto, a taxa CRT varia muito, dependendo do ramo do anúncio. Existem algumas áreas com maior taxa de CRT:
- Namoros e relacionamentos;
- Finanças;
- Seguros;
- Processos de vendas B2B.
A qualidade do texto melhora o índice de qualidade no AdWords
O texto é um passo fundamental de como melhorar o índice de qualidade no AdWords. Nesse sentido, vários fatores precisam ser levados em conta:
- Título: deve ser atrativo, mas para o público-alvo. O título deve ser direto, atraindo a atenção do público-alvo;
- Texto: o texto em si não deve ter complicações. Quanto mais simples e claro, melhor. E tem que ser objetivo, apresentando logo de cara a oferta;
- Palavra-chave: devem ser utilizadas, mas de forma sutil, no texto e no título;
- Imagem: deve ter relação com o texto, não pode ser uma imagem “meramente ilustrativa” e deve ter boa qualidade;
- Links: você já clicou em um link de um anúncio e foi direcionado para uma página inexistente ou que está fora do ar? Pois é, isso não pode acontecer! Teste sempre o funcionamento do link de direcionamento.
Assim, ao criar uma campanha no Google AdWords, você deve saber exatamente qual é o público-alvo. Conhecendo esse público, fica mais fácil criar um anúncio com a linguagem ideal e que atraia as pessoas certas. E para garantir o seu sucesso, a AO5 oferece mais dicas e orientação para realizar uma campanha eficiente no Google AdWords.