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A jornada de compra omnichannel é um conceito muito importante. Sua base busca unificar os canais de comunicação e marketing de uma determinada marca ou serviço. Seu propósito é facilitar a aquisição de produtos e ampliar o alcance do negócio. A partir da análise aprofundada das etapas que compõem a jornada de compra do consumidor, o empreendedor implementa mecanismos importantes. Eles oferecem serviços adicionais para o cliente e buscam incentivá-lo a comprar determinado item ou fazer uso de alguma funcionalidade específica.

Assim, a jornada de compra ominchannel consiste em aprimorar as ferramentas de comunicação offline e de Marketing Digital. Dessa forma, o consumidor pode obter todas as informações sobre o estabelecimento e seu catálogo de produtos. Assim, ao ter uma determinada necessidade, ele pode fazer uso desses recursos para buscar mais informações e finalmente concretizar a sua compra.

A jornada de compra omnichannel proporciona uma série de benefícios para os gestores que saibam aplicá-la com eficiência. Além disso, trata-se de um método que gera no consumidor a confiança necessária para adquirir algo. Isso ocorre tanto por meio de instrumentos práticos e objetivos (como a concessão de um cupom de desconto ao preencher um questionário em redes sociais, por exemplo) ou pelo próprio estímulo contínuo por meio das campanhas de divulgação de um produto.

Nesse sentido, veja a seguir alguns dos principais passos para elaborar uma jornada de compra omnichannel que traga bons resultados.

Para a jornada de compra omnichannel, considere as etapas da jornada de compra

Obviamente esse método não funciona se não estiver associado ao sistema de jornada de compra como um todo. Isso quer dizer que você sempre deve considerar que todo tipo de interação online e offline não são coisas isoladas ou independentes. Eles funcionam como partes de um processo no qual, em sua etapa final, o consumidor toma a decisão em adquirir um produto.

Assim, trate toda a estratégia de comunicação como algo único. É preciso considerar que ela parte dos elementos estéticos de marketing inseridos em materiais de divulgação físicos, até os meios digitais. Isso envolve, por exemplo, site oficial e redes sociais. Esses meios de se aproximar do consumidor, ajudam (mesmo que de modo subconsciente) a ele optar por fazer uso de um serviço ou produto oferecido pela marca. A jornada de compra é formada pelas seguintes etapas:

  • Consideração inicial;
  • Avaliação ativa;
  • Fechamento;
  • Pós-compra.

A jornada não é linear

Entenda que a jornada de compra abrange aspectos que não formam uma linha “cronológica” precisa, por assim dizer. Nesse sentido, tenha em mente que todas as informações que você fornece sobre a sua empresa e os produtos vão formando no cliente uma noção do que a empresa e o produto oferecem como um todo. Assim, quando ele se deparar com uma necessidade, ele pode lembrar de sua marca ou serviço.

Vantagens da jornada de compra omnichannel

 Veja a seguir as principais vantagens de atuar com uma abordagem de compra omnichannel:

  • Coleta e atualização de dados de clientes;
  • Melhor compreensão do perfil do público-alvo;
  • Mais canais de interação com o consumidor;
  • Possibilidade de aprimoramento da imagem da marca;
  • Aumento de chances de venda e fechamento de novos negócios.

Como a AO5 pode ajudar a sua empresa?

A jornada de compra omnichannel está totalmente interligada a processos de análise e de marketing. Nesse sentido, a AO5 oferece uma experiência completa para você explorar todas as possibilidades desse recurso e conseguir os resultados ideais a partir dele.

Fale com a gente e vamos pensar juntos nas melhores estratégias para a sua empresa. Ao explorar vários canais de comunicação, com o plano de ação certo, com certeza os resultados virão de uma forma rápida e eficiente. Estamos aguardando o seu contato.

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Escrito por: Agência Orange Five

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