Um processo eficiente de escalar vendas é fundamental para o sucesso de qualquer tipo de empresa. Definir etapas, atividades e metodologias em um processo de vendas é necessário para fidelizar um cliente.
A partir do momento em que o próprio processo de vendas se mostra eficaz, a empresa começa o processo de escalada. Porém, tanto o processo de comercialização como o fato de escalar vendas mudaram nos últimos anos.
Com o mundo digital dominando o mercado, as relações entre empresa e cliente sofreram alterações. Está cada dia mais difícil e complexo conseguir manter a atenção de um cliente em potencial. Isso por conta da rapidez e milhares de alternativas que o mundo digital oferece.
Assim sendo, uma empresa precisa ser criativa para conseguir a atenção do cliente e, consequentemente, escalar vendas.
Antigamente, as empresas mantinham os setores de vendas e marketing separados um do outro. Mas isso mudou. Hoje, é possível e até necessário escalar vendas utilizando os conhecimentos dos profissionais de marketing.
Escalar vendas exige dedicação de todos
Não é apenas o setor comercial que é responsável por escalar vendas em uma empresa. Diante da enxurrada tecnológica de hoje em dia, todos os setores precisam contribuir. Atrair um cliente não é o mais difícil. O trabalho mais duro está em manter o cliente fiel à empresa. Assim, alguns pontos precisam de mais atenção para o sucesso na escalada de vendas:
- Toda a empresa precisa estar envolvida e determinada;
- Todos os departamentos, de certa forma, praticam o atendimento ao cliente. Assim, eles precisam estar alinhados para impactar o cliente positivamente;
- Além disso, todos precisam pensar na jornada do cliente e em soluções;
- Por fim, além de vender mais, o objetivo também precisa ser vender melhor.
Como escalar vendas com marketing
Quando vendas e marketing utilizam a mesma linguagem e estratégias, a empresa só tem a ganhar. Sendo assim, eles precisam trabalhar juntos, observando e aperfeiçoando 3 situações:
- Definição da persona: ela representa o perfil do cliente ideal. Tanto o marketing quanto o setor de vendas precisam participar da criação da persona. Esse recurso ajuda a empresa entender quem é seu público. Saber exatamente o que o cliente precisa é fundamental, principalmente para as vendas e marketing. Assim, o tempo e energia da equipe são mais bem utilizados;
- Definição de uma presença digital: como já falamos, o mundo digital influencia muito nas vendas hoje em dia. Uma empresa precisa explorar esse universo. O setor de vendas precisa saber onde estão os clientes, quais ferramentas digitais eles usam com mais frequência e qual linguagem utilizam. Nesse caso, o marketing tem condições de auxiliar muito as vendas. A partir da presença digital, o setor de vendas pode também contribuir para a criação de conteúdos visando atingir o cliente. Isso qualifica ainda mais o marketing;
- Qualificação dos leads: o setor de vendas precisa que o marketing qualifique os leads. Ao receber um lead mais eficiente, o setor de vendas aumenta suas chances de fechar o negócio.
Vendas e marketing possuem metas em comum
Esses dois setores possuem muitas metas em comum, por isso precisam trabalhar juntos. Ao conseguir escalar vendas, a empresa mostra que as estratégias de marketing e de vendas estão funcionando. Assim, ao trabalharem juntos, as vendas e o marketing esperam os seguintes resultados:
- Aumentar a taxa de retenção de clientes;
- Aumentar as taxas de ganhos de vendas;
- Fechar o negócio mais rapidamente;
- Encurtar o ciclo de compra;
- Desperdiçar o menor número de leads.
Essas metas em comum facilitam o trabalho tanto do setor de vendas como do marketing. Se eles trabalharem de forma independente um do outro, pode ocorrer falhas na comunicação e outros prejuízos. Isso acaba diminuindo a eficiência de uma campanha de marketing, por exemplo.
Desta forma, fica claro como que escalar vendas ajuda na qualificação do marketing da empresa. Em tempos de pandemia, a forma como ocorre o contato com o cliente mudou. Mais do que nunca é necessário o trabalho em conjunto do marketing e das vendas.
A agência de Marketing Digital AO5 te explica as mudanças em relação ao atendimento durante a pandemia e a importância da retenção dos clientes.