Sua empresa tem o hábito de fazer o mapeamento do processo de vendas? Essa é uma prática que pode ser adotada em qualquer empreendimento, seja qual for o seu tamanho ou área de atuação. Como resultado, você ganha uma série de benefícios estratégicos para seus negócios.
Então, bora saber mais detalhes a respeito dessa ferramenta de controle e análise de vendas? Para aproveitá-la ao máximo e fazer toda a diferença para o estabelecimento de suas metas comerciais, preste atenção nas informações a seguir.
Entenda o mapeamento do processo de vendas e como colocá-lo em prática
Inicialmente, para fazer o mapeamento do processo de vendas de sua empresa, primeiro você entender o que exatamente ele é e de que como ele funciona. Para isso, cabem algumas considerações importantes sobre essa atividade:
- De forma geral, ela pode ser definida como a obtenção do equilíbrio entre a jornada de compra de seu cliente e o sucesso no processo comercial da empresa;
- Isso ocorre a partir de uma série de técnicas e métodos aplicados sistematicamente. Para tantom é preciso levar em conta fatores como o comportamento do lead, além de estabelecer metas comerciais para sua empresa;
- Tudo precisa de um planejamento e uma análise constante de dados. Assim, é possível aumentar seus níveis de conversão e melhorar o desempenho do funil de vendas.
Como você pode ver, as vantagens diretas desse processo envolvem o fechamento de mais negócios e aumento de vendas. Mas além disso, outro grande benefício que ele traz é a chance de obter informações sobre os clientes em potencial.
O lead está no centro do mapeamento do processo de vendas. Por isso não exagero dizer que ele é seu elemento mais importante. Então, é vital conhecer as suas preferências e saber de que forma ele pensa. Assim você poderá desenvolver ações que possam influenciar diretamente em suas compras, sobretudo com processos de marketing.
Colocando em prática o mapeamento do processo de vendas
Sabendo como ele funciona, é hora de começar a aplicá-lo em sua empresa. Para fazer isso, o mais importante é seguir alguns passos básicos que não têm erro. Eles são os seguintes:
- Primeiro, entenda a jornada de compra do lead. Veja quais são suas dores, de que forma ele costuma se comunicar com a empresa e o que o influencia a comprar;
- Em seguida, é preciso levar a experiência do cliente em potencial ao setor comercial. Aqui é hora de pensar em um roteiro de vendas, qual abordagem ao lead, de que forma ele será instruído a comprar e como se dará sua experiência pós-venda;
- Nesse momento, busque traçar objetivos em cada uma das etapas do processo de vendas. Pense nos resultados que deseja obter com conversões, vendas e fidelização, por exemplo;
- Por fim, fique de olho nos resultados monitorando e avaliando tudo. Aqui é bacana criar pontos para captar os dados em cada estágio do processo de vendas. Eles podem ser com prospecções, marketing e resultados de negociação, por exemplo.
Os resultados de cada um desses passos vão te ajudar a entender a própria lógica de funcionamento de sua empresa. A partir de então ficará mais fácil pensar em ações efetivas para melhorar seus resultados e ter um bom domínio em sua área de atuação.
Precisa de uma ajudinha?
Mesmo que a sua empresa tenha setores de vendas e de marketing consolidados, é normal ter dificuldades em fazer o mapeamento do processo de vendas. E isso nem ocorre por falta de capacidade dos profissionais. Muitas vezes é difícil ter o tempo e a organização estratégica necessária para fazer esse movimento.
Assim, na hora em que precisar para entender e informar o cliente, além de levantar dados relevantes sobre ele e suas compras, que tal contar com a AO5? Com foco em estratégias de marketing digital eficientes, vamos encontrar a forma ideal de analisar seu processo de vendas.
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