Hoje vamos falar do Call to Action no Instagram. Nesse artigo você vai conhecer as principais estratégias utilizadas pelos profissionais da AO5 utilizando o CTA dessa rede social. Assim, saiba como conquistar novos clientes para o seu negócio.
O que é o Call To Action no Instagram?
Antes de ingressar na aplicação específica do Call To Action no Instagram, antes é preciso entender o que é esse conceito. Além disso, é preciso entender também que esse mecanismo representa nas redes sociais. Em português, o termo significa “chamada para ação”, ou seja, é um elemento que convoca o usuário a tomar determinada iniciativa. Isso inclui, por exemplo, preencher um formulário ou clicar em algum conteúdo promocional.
O que resume um Call To Action eficiente é menor tempo possível em que a informação principal passa a ser retida pelo usuário e ele efetua a ação.
Nesse sentido, existe um conceito ainda bastante difundido no Marketing – o AIDA. Esse protocolo abrange as diversas etapas desde o momento em que observamos o conteúdo até o momento em que decidimos agir. Assim sendo, AIDA é formado pelas seguintes etapas:
- Atenção:momento em que se conquista a atenção do internauta, incentivando para que ele permaneça na página;
- Interesse:Nesse momento o visitante busca mais informações sobre o assunto em questão;
- Desejo:agora é a parte em que o usuário realiza uma análise do anúncio, imaginado se o produto oferecido atende às suas necessidades;
- Ação: a ação decisória final.
Maneiras de testar a eficácia do Call To Action no Instagram
A partir da utilização do conceito AIDA, existem formas de analisar se o seu CTA no Instagram tem o potencial de converter uma grande quantidade de clientes. Dessa forma, preste atenção aos seguintes aspectos:
- Teste dos cinco segundos: peça a alguém que não tenha conhecimento sobre o assunto para olhar a página durante cinco segundos. Depois, peça a essa pessoa o que existia na página e o que era possível fazer por lá. Caso você não tenha uma resposta precisa, é bem provável que o seu CTA no Instagram precise de readequações;
- Texto curto e objetivo: o tamanho do texto deve dar suporte à tomada de decisão sem ser longo demais. A mensagem deve ser clara e objetiva, guiando o internauta para o CTA. Usar verbos no imperativo, como “faça o download”, “receba um orçamento por email” mostram mensagens claras e dizem em poucas palavras a meta em questão. Além disso, utilize palavras de urgência, como “hoje” e “agora”, que instigam o usuário;
- Traga todas as informações necessárias: sempre tenha em mente que o usuário, ao analisar o anúncio, precisa saber o que está comprando. Dessa forma, deve ler o conteúdo técnico, ver as fotos, analisar o preço, condições de pagamento e outros detalhes.
A AO5 oferece as melhores soluções de Call To action no Instagram para o seu negócio
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