Você já parou para pensar em como reduzir o Custo de Aquisição de Cliente (CAC)? Tudo bem que não importa o ramo de atuação de sua empresa, conquistar novos consumidores não sai barato. Mas com planejamento, organização e o uso das estratégias certas, colocar em prática um plano para otimizar seus gastos é mais fácil do que parece. Preste atenção nas dicas a seguir e veja como atrair um público maior para seu negócio sem pesar no bolso.
Pensando em como reduzir o custo de aquisição do cliente
Se você ainda não fez isto, ponha na ponta do lápis todos os investimentos que sua empresa faz para atrair novos clientes. É preciso pensar em ações como um marketing eficiente e formas de disponibilizar amostras de seus produtos e serviços. Caro, certo? Nem tanto. Há vários fatores que podem contribuir para atrair o público com menos custos e a mesma eficiência, como por exemplo:
- Investir e utilizar estratégias que gerem, de fato, maiores taxas de conversão para o seu site ou blog;
- Usar e abusar de um marketing de conteúdo de qualidade. De todas as formas de atrair a atenção de novos clientes na internet, esta deve ser prioritária para você;
- Dedicação no perfil de público ideal para adquirir seus produtos e serviços com a criação de personas;
- Priorização de clientes que se tornam consumidores regulares de sua marca. Isto ocorre em detrimento de compradores esporádicos que não são fiéis a ela.
Seguir e implementar estes passos simples já é capaz de fazer uma grande diferença na hora de reduzir o Custo de Aquisição de Cliente. Além disto, na medida em que seus gastos com este aspecto são menores, naturalmente seus lucros começarão a aparecer e a aumentar.
Regras de outro para diminuir o CAC
Vamos pensar no contexto atual. Por um lado tem sido falado muito sobre crise, instabilidade econômica e desemprego. Isto gera uma reação em cadeia de tensão para os empreendedores, que podem se ver cada vez mais obrigados a fazer investimentos maciços na tentativa de atrair mais clientes para dar andamento aos negócios.
Mas existe um outro lado
O que muita gente não sabe é o fato de que, mesmo com os atuais problemas econômicos, reduzir o Custo de Aquisição de Cliente está muito mais fácil de se fazer do que uma vez. Veja só: este é um momento em que muita gente está conectado dia e noite na internet, e procura todas as soluções possíveis e imagináveis online. Quer uma oportunidade maior do que esta?
- Sabendo onde você quer chegar com seus produtos e serviços, coloque os passos acima em ação estabelecendo métricas indispensáveis, monitorando todas as suas ações;
- Você já pensou em colocar em prática estratégias de vendarketing? Trata-se de um trabalho conjunto entre os dois setores. O objetivo é desenvolver ações em comum, dobrando as chances de novos consumidores pela metade do preço;
- A união das áreas acima não é por acaso. Afina, é de extrema importância que todos os custos do CAC estejam discriminados para saber onde é possível poupar. Isto inclui, principalmente, todos os investimentos destes dois departamentos.
Não se esqueça de que para reduzir o custo de aquisição do cliente, a menor parte de seu público consumidor, desde que seja fiéis, geram a maior parte de sua receita. Sempre que for otimizar suas métricas e resultados, não ignore esta conta. Você precisará ser seletivo para conquistar novos compradores dispostos a fazer parte de seu “clube de clientes fiéis”.
Por onde começar?
Depois de ler este guia você ainda pode estar confuso sobre como começar a reduzir o Custo de Aquisição de Cliente. Assim, o primeiro passo é pensar em otimizar a imagem de seu negócio na rede. Alie estratégias eficientes de marketing, sobretudo de conteúdo, junto com a aplicação de recursos como funil de vendas e storytelling. Desta forma, os resultados começarão a aparecer em pouco tempo.
Outra dica importante é saber como conquistar seus clientes em potencial por meio de um contato eficiente. Você pode ler mais informações sobre o assunto clicando aqui. E por fim, não deixe de contar com a nossa ajuda para implementar as melhores ações e estratégias de marketing digital para seu empreendimento. Isto impactará de uma forma significativa a sua lucratividade.