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Hoje vamos trazer para um panorama muito importante sobre os 4Ps e 4Cs do marketing. Se você nunca ouviu falar, ou não adota estes processos em sua empresa, saiba que eles podem fazer toda a diferença para o seu sucesso.

Os 4Ps do marketing dizem respeito a produto, preço, praça e promoção. Já os 4Cs do marketing significam cliente, custo, conveniência e comunicação. Assim sendo, partiu saber mais sobre como pensar nesses conceitos de uma forma produtiva para seus negócios?

Começando pelos 4Ps do marketing

De forma geral, pensar em produtos, preços, praças e promoções já fazem parte da estratégia de várias empresas. É claro que tudo gira em torno do primeiro item. Afinal, ele consiste na mercadoria principal de seu negócio, seja física ou em forma de serviços. Assim sendo, você precisa levar algumas coisas em consideração:

  • O valor que você estabelece ao seu produto, assim como o local em que coloca a venda é fundamental para aumentar os negócios;
  • A promoção, neste sentido, diz respeito a forma como você irá divulgar o que está vendendo. Aqui o marketing tem um papel fundamental;
  • Mas levar esses fatores em consideração não é o suficiente. É aqui que devem entrar os esforços de sua empresa para chegar ao maior interessado: o cliente.

Para convencer o seu cliente a adquirir seu produto ou serviço, você precisa de uma estratégia eficiente. Assim, pensar em um plano de marketing diferenciado pode contribuir, inclusive, para quebrar objeções de vendas que possam existir pelo caminho.

Vamos aos 4Cs do marketing?

Agora sim, é hora de ampliar o seu vocabulário de conceitos relativos à área de marketing. Para pensar em clientes, custos, conveniências e comunicação, palavras que dão uma roupagem mais moderna para os 4Ps, tenha em mente o seguinte:

  • Nestes casos o foco deixa de ser no produto em si e passa a ser no protagonista para sua empresa, seu cliente em potencial;
  • As questões relativas a custos nesse caso levam em conta o que o cliente precisa gastar para adquirir sua mercadoria e quanto você precisa desembolsar para vende-la;
  • Conveniência e comunicação acabam andando de mãos dadas neste sentido. Mas mais do que pontos de venda, seu público precisa de um acesso amplo as mercadorias. E mais do que simplesmente anunciar seu produto, é preciso construir uma relação com o cliente.

Todos estes fatores acabam fazendo uma diferença significativa para a sua empresa. E para colocar em prática os 4Ps e 4Cs do marketing, confira algumas dicas importantes a seguir.

Traçando um plano para o seu negócio

Levando em conta tanto os 4Ps do marketing quanto os 4Cs do marketing, você pode aliar o melhor dos dois mundos em prol de seus negócios. Para fazer isto, algumas medidas podem ajudar bastante, como por exemplo:

  • Uso ativo de sites, blogs e redes sociais. Tanto para divulgação de conteúdos de qualidade, quanto para comunicação direta com clientes, estes espaços virtuais são poderosos aliados;
  • Otimização de seu marketing de conteúdo. Aplicando todas as técnicas de legibilidade de textos e usabilidade de sites, você terá um destaque significativamente maior;
  • Utilização de recursos que ajudem o cliente a criar vínculos com sua empresa. Entre eles está a ajuda ao guia-lo em sua jornada de compra e a experiência pós-venda;
  • Por fim, consolidação da autoridade de sua marca, mostrando todos os diferenciais que você tem com relação aos seus concorrentes e o que você pode oferecer que eles não podem;

Precisando de ajuda?

Colocar em prática os 4Ps e 4Cs do marketing com uma estratégia assertiva pode ser um grande desafio. É por isso que além de trazer essas informações para você, a gente também quer aproveitar para te mostrar como a AO5 pode ajudar a sua empresa com um planejamento ideal.

Nossa equipe de profissionais qualificados vai ajudar traçando planos específicos para você colocar os 4Ps do marketing e os 4Cs do marketing em ação da melhor forma. Entre em contato com a gente hoje mesmo e vamos juntos aumentar suas vendas e fechar mais negócios.

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Escrito por: Agência Orange Five

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