Ter um bom site, anunciar produtos e serviços online, conversar com seus clientes pela web… A internet apresenta um mundo de oportunidades. E, dentro desde universo, posicionar o seu site na primeira página do Google é a principal estratégia a se pensar e colocar em prática. E nem poderia ser diferente: diariamente, realizamos dezenas de pesquisas na principal ferramenta de pesquisas online. E, sabendo disso, o seu site precisa estar lá!
Porém, como são milhões de sites literalmente disputando as primeiras posições nas buscas realizadas em todo o mundo, é preciso investir um bom tempo e conhecimento para aplicar as melhores estratégias e se destacar. Estar na primeira página do Google não é algo automático, que acontece assim que você publica um site, ou mesmo por sorte.
No post de hoje, aqui no blog da AO5, você fica por dentro dos parâmetros para ter seu site no topo das buscas e o motivo disso ser tão importante. Confira!
Primeira página do Google: o que fazer para chegar lá?
O Google define alguns parâmetros principais para posicionar os sites em seu sistema de busca. São eles:
- Originalidade do conteúdo: o seu site, para estar na primeira página do Google, precisa ter conteúdos originais. Em outras palavras, o próprio sistema de ranqueamento pune sites com textos duplicados (copiados) e desqualifica tais páginas. Desta maneira, um site com informações idênticas a outros sites, cai nas posições das buscas.
- Relevância: também é fundamental ter conteúdos relevantes, que entreguem ao usuário exatamente (ou aproximadamente) o que ele pesquisa. Por exemplo, se o site da sua empresa vende roupas masculinas e alguém pesquisa no Google sobre o mesmo assunto, a página online do seu negócio deve apresentar alguns modelos de roupas para homens, informações sobre tamanhos e estoque, mostrar fotos das peças, indicar valores, etc. Quanto mais informação relevante, melhor!
- Responsividade: dentre os parâmetros adotados para classificar e diferenciar sites assim que usuário realiza uma busca, a Responsividade é um dos principais. Isso significa que páginas que abrem normalmente em diversos tipos de dispositivos, como smartphones e computadores, ganham destaque especial.
- Programação: este é um tópico mais técnico, porém de igual importância. Sites que aparecem na primeira página do Google são, em 99% dos casos, construídos tecnicamente dentro das melhores práticas de programação. Neste caso, são sites com linhas de código pensadas e aplicadas conforme as orientações do Google, para facilitar sua indexação e também a navegabilidade.
Importância de estar na primeira página do Google
Uma brincadeira / expressão bem comum no mercado de marketing digital diz que “a segunda página do Google é o primeiro cemitério da internet”. Tal frase exemplifica bem a importância de ter um site bem posicionado: as pessoas, dificilmente, avançam para a segunda, terceira ou quarta página do Google ao realizarem uma pesquisa. Normalmente, quando não acham nada de relevante nas primeiras dez posições, fazem uma nova pesquisa para que novos resultados apareçam. Portanto, é essencial ter um site na primeira página e, quando isso não acontece, é fundamental analisar o que está dando errado.
A AO5 é especializada em marketing digital
Com anos de experiência no mercado nacional de marketing digital, a AO5 é uma agência formada por profissionais que realmente entendem do assunto. E, quando falamos de posicionar o site da sua empresa na primeira página do Google, o destaque é ainda maior. A equipe é composta por técnicos especializados em otimização do site e não faltam cases de sucesso na área. Confira mais detalhes entrando em contato, clicando aqui, ou pelo telefone (11) 5067-7777.
Imagem: grinvalds | iStock / Getty Images Plus