Por mais incrível que possa parecer, para muitas pessoas que trabalham na área de Marketing os conceitos de jornada de compra e funil de vendas ainda parecem desconhecidos ou são pouco utilizados.
Isso pode ser nocivo a qualquer estratégia para atrair o maior número possível de clientes dentro do menor tempo possível. Principalmente se você quer utilizar a maior quantidade disponível de ferramentas para promover a imagem da empresa. Assim, saber a forma correta de aplicar esses conhecimentos pode fazer a diferença no cenário competitivo.
Neste artigo você vai conhecer algumas das principais estratégias adotadas pela AO5 como intuito de aumentar os resultados da jornada de compra e funil de vendas dentro da abordagem de Inbound Marketing. Assim, eles são conceitos diferentes, porém complementares.
Entendendo o que é jornada de compra
Podemos avaliar a jornada de compra como um caminho que o cliente segue. Isso inclui desde o momento em que ele realiza uma busca e encontra seu conteúdo até o negócio ser efetivamente concretizado.
Existem quatro etapas que marcam esse caminho a ser seguido até o momento da aquisição.
Primeira etapa: Aprendizado e descoberta
Nessa fase, o consumidor vai procurar por conteúdos informativos para tirar as suas dúvidas e aprender novos conceitos. É importante ter em mente que nesse momento o possível comprador ainda não está interessado especificamente em alguma empresa.
Assim, é importante trabalhar com o que, de fato, é concreto. Ou seja, que essa pessoa começou a buscar informação sobre algum tema e possui vontade em aprofundar mais seus conhecimentos sobre um determinado tema.
Etapa 2: Reconhecimento do problema
Nessa fase da jornada de compra, o consumidor já sabe que possui uma determinada necessidade. Mas ainda não dispõe de soluções claras para ele. Portanto, a pessoa ainda tem dúvidas e sente que deve explorar essa questão antes de tomar qualquer decisão.
Então, nessa fase o consumidor começa a fazer pesquisas mais específicas para entender mais sobre o seu problema.
Etapa 3: Consideração da solução
Essa etapa consolida o fechamento do negócio. Após ter reconhecido o seu problema ele considera as opções disponíveis no mercado.
Assim, ele compara propostas e analisa soluções a fim construir uma decisão que atenda às suas necessidades.
Etapa 4: Decisão de compra
Nessa etapa, o consumidor finalmente toma a sua decisão e vai entrar em contato com a empresa escolhida para fechar negócio. Isso ocorre porque ele se sente apto e seguro de que o produto vai atender às suas necessidades.
Entendendo o que é funil de vendas
O funil de vendas, também chamado de pipeline, é uma estratégia que fornece suporte à jornada de compra. Assim, ajuda acompanhar o caminho do consumidor, do primeiro contato com sua marca ao fechamento do negócio.
Esse formato ocorre dentre de três etapas:
Topo
Essa etapa está relacionada à fase de aprendizado e descoberta. Assim, você precisa ajudar o consumidor que inicia a sua jornada a esclarecer as suas dúvidas.
Para concluir esse objetivo, você deve criar conteúdo relevante que introduza o assunto buscado, ou seja, com o intuito de começar a inserir o visitante no seu mercado.
Uma maneira eficaz de fazer isso é divulgar seu produto em materiais em blogs e redes sociais que o seu público mais frequenta.
Além disso, pode ser um diferencial investir em páginas de conversão e formulários para captar os dados de contato.
Meio
Aqui é o reconhecimento da solução. Isso porque aqui o visitante demonstra interesse em materiais mais direcionados, como ebooks e whitepapers e até deixa o dados de contatos em troca disso.
Nessa parte existe uma finalidade importante: auxiliá-los e oferecer alternativas quase genéricas para solucionar os problemas, ou seja, ainda não é hora de vender, primeiro amadureça e qualifique esses clientes em potencial.
No entanto, nessa etapa é essencial realizar um processo de divisão dos seus leads, isso é, filtrar o número de visitantes que demonstraram interesse no que a sua empresa tem a dizer e deixaram seus dados.
Fundo
Na etapa de fundo de funil o lead já consegue entender o valor do seu produto ou serviço e está decidido a resolver o problema.
Uma ferramenta essencial é ter profissional de SDR a postos para entrar em contato com esse potencial cliente assim que ele solicitar. Isso é um fator que pode ser observado pela própria a equipe de marketing.
A AO5 tem ótimas soluções para estratégias de marketing
A AO5 tem mais de 15 anos de experiência no mercado e tem profundo zela com as marcas de seus clientes, pesquisando a fundo a história e o mercado de atuação deles, com o intuito de realizar as melhores abordagens estratégicas para o seu negócio. Faça um orçamento conosco!