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O tom e voz da marca é algo fundamental. Por ele é possível se comunicar de forma eficiente com o seu público-alvo. E claro, sabemos que se isso não ocorrer, sua empresa estará fadada ao fracasso. Mas essa interação precisa ser pensada e planejada, de acordo com vários fatores.

Assim, a forma como a marca se comunica com as pessoas é chamada de tom de voz da marca. De forma mais simples, você pode imaginar uma marca como sendo uma pessoa que necessita criar laços com outras. Dessa forma, a linguagem utilizada será fundamental para o sucesso dessas relações.

Dependendo do tipo de público, a linguagem utilizada pode ser mais informal ou divertida, por exemplo. O tom de voz da marca também é responsável pelo desenvolvimento da personalidade da empresa. E isso significa um diferencial para seu negócio e está relacionado aos propósitos e valores da empresa em geral.

A importância do tom de voz da marca

Aplicar um tom de voz inadequado será extremamente prejudicial para seu negócio. Isso porque o público-alvo não será atingido de maneira satisfatória. A comunicação precisa ser clara e objetiva e isso só é alcançado quando sua interação é bem elaborada.

Por isso, separamos para você as principais vantagens de encontrar o tom de voz para a sua marca:

  • Criar uma identificação: o segredo para qualquer marca é criar uma identificação com seu público. E isso só é possível com o tom de voz adequado. Quanto maior for essa identificação, maior será o engajamento. Como consequência, seu negócio tende a decolar e atrair mais pessoas interessadas no produto ou serviço;
  • Diminuir os ruídos na comunicação: uma comunicação com ruídos atrapalha qualquer campanha de marketing e deixa a moral da marca lá embaixo. Você precisa ter em mente que existem várias formas de vender um produto, mas que apenas algumas podem funcionar para seu público. Usar a abordagem inadequada, além de ser ineficaz, contribuirá para o surgimento de ruídos na comunicação. Isso faz o possível cliente perder o interesse na marca;
  • Construir a autoridade da marca: o tom de voz correto ajuda a sua marca a se consolidar no mercado. Assim, ela se destaca em relação às outras do mesmo ramo. Isso aumenta muito o engajamento e a confiança do público.

Como encontrar o tom de voz ideal para seu negócio?

Definir o tom de voz da marca precisa ser feito com pesquisa e seguindo algumas estratégias. Não é apenas usar a linguagem que você pensa ser a ideal. É preciso se basear em pesquisa e dados reais. Dessa forma, preste atenção em como encontrar o tom de voz ideal para seu negócio:

  • Crie a persona: isso é fundamental para qualquer marca, independente do tamanho do seu negócio. Com a persona definida, você saberá o tipo de linguagem utilizar. Assim, definir uma persona envolve conhecer seu público-alvo, saber seus desejos, ambições, hábitos de vida, escolaridade, etc. Após definir a persona, pesquise a linguagem ideal com base no perfil dela;
  • Estabeleça um elo de ligação com a persona: existem diversas formas de fazer isso. Primeiramente, você precisa imaginar como que a persona se relacionaria com sua marca. A partir daí, é necessário estabelecer algumas estratégias;
  • Defina os tipos de publicação: sabemos que hoje existem diversos tipos de redes sociais e plataformas e que cada uma delas atrai diferentes públicos. Assim, de acordo com a persona, você precisa definir quais serão os tipos de publicação e em quais meios elas serão distribuídas;
  • Teste a estratégia: comece selecionando pequenos grupos que se encaixam na persona da sua marca e faça testes. Com isso, é possível ir melhorando a linguagem, de acordo com a necessidade.

Exemplos de sucesso

Agora que explicamos o conceito de tom de voz da marca, vamos citar alguns exemplos de sucesso:

  • Netflix: utiliza linguagem de redes sociais, para pessoas mais jovens, mas que atingem outros públicos. Além disso e acima de tudo, junto ao tom de voz jovem, a linguagem é divertida e descontraída. A estratégia vem dando certo;
  • Itaú: o tom de voz dessa marca é de credibilidade e confiança. Por isso, o tom é suave, com o objetivo de acolher o cliente;
  • Cifra Club: o portal divulga música e outros conteúdos. Por isso, a linguagem é voltada ao público jovem, com gírias e memes, por exemplo.

Diante desses exemplos, você pode se inspirar para encontrar o tom de voz ideal para sua marca. Se você quiser conhecer mais estratégias para melhorar a imagem da sua empresa, não deixe de conferir esse artigo da AO5.

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Escrito por: Agência Orange Five

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