Ninguém gosta de navegar em um site e, sem qualquer aviso, não encontrar a página que deseja. É justamente por isso que a famosa página 404 existe, sabia? No post de hoje, aqui no Blog da AO5, vamos juntos entender porque isso acontece e, principalmente, como tornar este “erro” algo positivo, favorável ao seu site.
Transformar a página 404 (também chamada de Erro 404 ou retorno de cabeçalho 404) em uma oportunidade é possível e, inclusive, algo muito recomendável por especialistas em marketing digital. Quer saber como viabilizar isso e obter bons resultados? Confira na sequência do post!
O que é a página 404?
Vamos começar pelo princípio.
A página 404 é nada mais, nada menos, que uma informação que os servidores apresentam aos navegadores, indicando que uma determinada URL não pode ser encontrada. E, a ausência desta URL, pode estar relacionada a diversos fatores.
Por exemplo: pode não existir a URL, seja porque o usuário digitou o endereço errado ou por não existir realmente. O mais comum, todavia, são erros de digitação, como inclusão de caracteres adicionais ao inserir o endereço de uma página. Todo mundo que vive no mundo conectado, ao menos uma vez, já se deparou com a informação “Page Not Found”.
Isso é o sistema informando que a URL indicada não existe.
Como a página 404 pode gerar resultados?
Antes de entrarmos propriamente em como fazer a página 404 gerar resultados, é importante que você saiba que tal erro pode jogar contra o seu negócio. E por um motivo bem simples: a imagem do seu site é prejudicada quando um usuário não consegue acessar uma determinada página. A confiança é abalada, uma venda pode ser cancelada. Como recuperar isso em um mundo digital com milhões de sites / opções a um clique de distância?
Situação complicada, não é mesmo?
Com isso em mente, transformar a página 404 em uma oportunidade é mais que uma estratégia criativa, um insight. É uma necessidade nos dias de hoje. Separamos algumas dicas que comprovadamente funcionam:
- Mude a mensagem: “página não encontrada” ou simplesmente “Erro 404” não gera um impacto positivo ao usuário. É uma mensagem muito fria e distante. A dica é trabalhar com uma linguagem mais honesta, como “Estamos com problemas, mas vamos resolver em questão de segundos” ou “Não consegue acessar? Não se preocupe: clique aqui para ir à outra página”.
- Identidade visual: normalmente, a página 404 é branca e com os textos em preto. Um padrão da web. Neste caso, você pode customizar com a tipografia utilizada em seu site, incluir imagens, seu logotipo e trabalhar a identidade visual da marca. Isso reforça o branding do negócio.
- Links de navegação: o usuário que chegou à página 404 precisa sair dela, não é mesmo? E o indicado é que ele saia, mas continue em seu site e não procure o site do concorrente. Para tal, coloque links de navegação nesta página de erro 404. Você pode, por exemplo, redirecionar para as páginas de produtos e serviços, para formulário de contato, página institucional, etc.
Importante: se a página 404 for realmente um problema relacionado ao seu site e não devido a um erro de digitação do usuário, resolva a situação o mais rápido possível. Junto à equipe técnica responsável pela programação, identifique as causas do problema e normalize a navegação.
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Imagem: Mykyta Dolmatov | iStock / Getty Images Plus