A Gestalt é um conceito da psicologia que se refere a uma visão holística do mundo. Isto significa enxergar os elementos de uma situação como um todo e não como partes isoladas. Quer ver um exemplo?
Quando você enxerga uma cama, o seu cérebro primeiro compreende o todo dessa imagem. Somente depois é possível reparar que ela possui uma cabeceira, pés, lençóis e travesseiros.
Dessa forma, o Gestalt tem grande importância para a criação de logotipos. Afinal, é preciso levar em conta os princípios de Gestalt para criar um Gestalt logo que seja facilmente reconhecível e que transmita a mensagem correta para os seus clientes.
Neste artigo, você descobrirá a importância dos princípios de Gestalt em sua marca e, assim, consolidá-la junto ao público-alvo. Continue lendo para saber mais!
Princípios Técnicos e Teóricos da Criação do Seu Logotipo
O logotipo é a base da construção visual de uma empresa. É através dele que a empresa se diferencia, passa sua mensagem e se relaciona com o público. Portanto, acertar na criação do logotipo é um passo certeiro para conseguir se consolidar no mercado.
Um Gestalt logo é um logotipo criado através da aplicação dos princípios de Gestalt. Estes princípios buscam criar figuras que sejam simples, mas significativas, e que possam ser facilmente reconhecidas e lembradas pelo público.
A palavra Gestalt vem do alemão e a tradução mais aproximada é “forma”. Este conceito da área de psicologia iniciou-se no final do século XIX, sendo Max Wertheimer, Wolfgang Köhler e Kurt Koffka os principais disseminadores da ideia.
Segundo os princípios de Gestalt, os elementos de um todo não são analisados isoladamente. Compreendemos primeiro o conjunto, levando em consideração a sua relação com o todo.
Isso acontece porque o nosso cérebro realiza um processo de leitura visual, como explicamos acima no exemplo da cama. O objetivo desta leitura é juntar todos os elementos semelhantes para que a interpretação da imagem seja feita rapidamente.
O processo de percepção do nosso cérebro possui alguns comportamentos específicos, os quais chamamos de princípios gestálticos. Entender estes princípios é fundamental para criar um logotipo que irá consolidar a sua marca no mercado.
Dito isso, vamos agora conhecer os cinco princípios de Gestalt mais utilizados na área de design gráfico. Confira!
1. Princípio de Proximidade
Elementos que são colocados próximos um do outro e que se encaixam de forma organizada são percebidos pelo nosso cérebro como uma unidade.
O princípio de proximidade é muito aplicado pelos designers para criar a identidade visual de marcas, criando tipografias, logotipos, etc.
2. Princípio de Simplicidade
No princípio de simplicidade, nosso cérebro compreende primeiramente a forma básica para depois reparar em suas particularidades. Lembra do exemplo da cama?
Primeiro você enxerga o todo, em seguida repara nos outros elementos, como os cobertores, o colchão, os travesseiros, etc.
Isso porque o cérebro faz primeiramente a leitura visual mais rápida e prática de ser compreendida.
3. Princípio de Continuidade
Elementos dispostos em sequências ou linhas que apontam direções fazem nossos olhos seguirem um fluxo de forma ininterrupta. Este é o princípio de continuidade que é aplicado por designers muito criativos.
Exemplos do princípio de continuidade são diagramação de textos, paletas de cores, arquitetura de edificações, etc.
4. Princípio de Fechamento
Você tem noção de que o nosso cérebro consegue preencher as descontinuidades de uma forma com base em seus contornos?
O princípio de fechamento indica que quando nos guiamos pela continuidade do contorno, somos capazes de prever todo o desenho.
5. Princípio de Similaridade
Quando elementos similares, tanto em cor ou em forma, se agrupam, causam a impressão ao cérebro de serem uma coisa só.
Como a aplicação do conceito de Gestalt pode ajudar a sua marca?
O investimento em comunicação visual que obedeça os princípios de Gestalt é uma das melhores formas de gerar visibilidade para uma marca. Hoje em dia, com o fácil acesso a conteúdos em diversos formatos, as pessoas estão cada vez mais visuais.
É importante ter em mente que a identidade visual de uma marca deve transmitir o seu propósito. Isso gera uma conexão com o público. Afinal, o objetivo da identidade visual é aumentar a visibilidade da empresa.
Sendo assim, é crucial poder contar com um designer que possa utilizar os princípios de Gestalt. Ele deve aplicá-lo em todos os conteúdos da marca – além, é claro, do gestalt logo.
Efeitos dos princípios de Gestalt na criação do seu logotipo
Os princípios de Gestalt podem ser usados para criar designs mais coerentes, organizados e memoráveis. Afinal, vivemos em um mundo onde as pessoas são bombardeadas por estímulos visuais diariamente.
Assim, para criar um gestalt logo, o designer trabalha os elementos de forma a conquistar um lugar na memória do público. E, é claro, fazer com que a marca se sobressaia em relação à concorrência!
Desse modo, é possível despertar certos sentimentos entre os consumidores, tais como:
Lembranças
Os elementos trabalhados podem remeter a uma lembrança, mesmo que o consumidor jamais tenha visto o criativo. Despertar a sensação de familiaridade com os elementos costuma contar pontos positivos e garantir um lugar na lembrança do consumidor.
Apreciação
Quando o criativo tem harmonia entre tons de cores, formatos e apresenta uma boa simetria, é agradável aos olhos. Sendo assim, passa a ser apreciado por quem observa.
Bagunça
Elementos desordenados podem ser tão atrativos quanto elementos harmônicos. Dependendo da mensagem a ser passada, podem cumprir muito bem a intenção de chamar a atenção de forma imediata.
Considerações Finais
É, acho que agora já ficou bem claro o quanto alguns aspectos da psicologia podem ajudar no desenvolvimento dos negócios! Agora que você conhece os fundamentos gestálticos, provavelmente já está procurando um bom designer para construir o seu gestalt logo, não é?
Bom, sendo assim, esperamos que este artigo sobre o conceito de Gestalt possa ter ajudado na consolidação de sua marca. Lembrando sempre que aplicar este conceito em seu logotipo é uma forma de garantir que ele transmita os valores e a essência da sua marca para o público-alvo.