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O lançamento semente é uma alternativa cada vez mais utilizada pelos profissionais de marketing digital. A estratégia serve para investir em novas ideias e conquistar engajamento de novos públicos. Mas, como o lançamento semente funciona? E qual o momento certo de realizar essa estratégia?

Neste artigo você vai saber as principais ações de marketing de lançamento semente implementadas pelos profissionais da AO5 para aumentar a base de clientes em torno de uma certa marca ou infoproduto. Veja também como utilizar essas estratégias com o intuito de alavancar a base de consumidores e/ ou usuários de serviços.

Mas como funciona a técnica do lançamento semente?

Em um primeiro momento, é importante saber que o lançamento semente parte da ideia de que o produto ou marca em questão ainda não tenha sido disponibilizado ao público. Assim, essa iniciativa tende a reduzir os riscos quando efetivamente chegar ao mercado. Para tanto, ela questiona junto ao público as suas principais necessidades antes de propriamente estabelecer explicitamente que algo está à venda.

Lançamentos sementes são bastante utilizados atualmente em vendas de cursos online, por exemplo. Nestes aspectos, eles propõem alguma pergunta que vá ao encontro da necessidade buscada pelo internauta ou usuário.

Geralmente essa ação é feita com a intenção de “preparar o terreno” antes do lançamento de determinada marca ou produto. Assim, é possível estudar como o público consumidor pode reagir diante de marcas, produtos e serviços novos.

De uma certa forma, o lançamento semente pode ser considerado um instrumento para aprimorar os dados de pesquisas de interesse do consumidor. Isso principalmente no que diz respeito a iniciativas

Confira algumas dicas de efetuar um lançamento semente bem-sucedido:

  • Crie uma lista de contatos eficiente: caso você já tenha listas de contatos, otimize-as com diversas técnicas de e-mail marketing. Peça engajamento em troca de e-book, newsletter, entre outras ações. A partir de então, fomente as relações com as pessoas desse meio para que elas possam considerá-lo uma referência. E assim, estarão interessados quando você lançar novos conteúdos relacionados ao assunto em questão;
  • Trabalhe com sua lista de e-mails: a partir do momento em que você cria novos contatos, é preciso aumentar o engajamento desses clientes em potencial. Assim, envie conteúdos que sejam considerados atraentes por esse público visando incrementar a taxa de abertura de e-mails. Dessa forma, com um índice elevado de pessoas que efetivamente leem as mensagens, seu potencial de adesão a uma pesquisa de lançamento semente é bastante alto;
  • Realize ações específicas para “testar” suas listas de contatos: a partir do momento em que já existe um volume considerável de engajamento dos seus contatos, é possível realizar eventos específicos com essas pessoas, como uma webinar por exemplo.

Como implantar o lançamento semente de uma forma adequada?

  • Plante a ideia: a partir das suas listas personalizadas de e-mails e redes sociais. Além disso, crie diversos conteúdos relacionados para criar a ideia na cabeça dos seus consumidores;
  • Faça uma lista de pré-lançamento: crie uma oferta específica para uma lista de pessoas da sua lista de contatos. Além disso, faça uma landing page para divulgar essa promoção;
  • Envie os conteúdos para esse lista: comece o engajamento do seu público criando conteúdos sobre o tema em questão, priorizando que eles sejam feitos em sequência. Se você realizar um webinar, por exemplo, é possível unificar com ações de e-mail e marketing convidando seus leads a participar, enviando e-mails para os seus contatos para lembrá-los do evento;
  • Desenvolva o produto ou serviço para o lançamento: Reúna o máximo de informações para criar o seu produto e entregá-lo ao cliente. Assim, ter mente as informações de qual plataforma vai hospedar a ação, os meios de pagamento mais adequados ao seu público e a forma como eles receberão suporte após a compra interferem no resultado;
  • Lembre-se de convidar o público: reforce o convite por meio dos seus canais online. Se possível, faça uma oferta exclusiva para aqueles que fizerem a compra no mesmo dia ou em benefícios incluídos somente no dia de lançamento.

Conte com profissionais qualificados para lançar estratégias de lançamento semente

A AO5 possui uma ampla experiência na criação de estratégias de marketing digital personalizadas para cada tipo de empreendimento. Assim, conte com nossos profissionais para implementar ações efetivas que vão potencializar o seu número de clientes. Entre em contato conosco!

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Escrito por: Agência Orange Five

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