Para falar do marketing pós-pandemia, é preciso ter em mente que crises fazem parte da história e principalmente da evolução de várias marcas e empresas. E, ainda que não se deva romantizar o sofrimento, o fortalecimento das ideias é um dos poucos legados desse tipo de situação.
No caso da pandemia do coronavírus, o cenário reuniu em 2020 a crise financeira, política e também humanitária. E, independente de qual seja o seu mercado de atuação, você também está tendo ou teve que se desdobrar para permanecer ativo. Em alguns casos, as ações estratégicas para captar e manter clientes continuam agora, nos meses seguintes.
O marketing entra, nesse caso, na vida de muitas pessoas que antes sequer pensaram que fariam uso de ferramentas alternativas e digitais de comunicação, quiçá de automação.
Usando o nosso exemplo da AO5, que somos desta área, isso não nos alivia nem um pouco. Afinal, ok, temos mercado. No entanto, a necessidade de constante atualização apenas se faz mais urgente para nos mantermos vivos, ativos e relevantes.
Tendências de consumo e do marketing pós-pandemia
Junto da pandemia, diversas adaptações tiveram que ser feitas nas rotinas de trabalho. Equipes atuando em home office, apps de delivery garantindo acesso aos mais diversos serviços e as redes sociais encurtando as distâncias do isolamento social.
Neste jogo de sobrevivência, muitos que ainda não haviam notado, puderam perceber que o marketing digital é o canal mais viável para manter estreitas as relações com clientes, leads e parceiros nos tempos atuais. E a ideia que também fica mais forte com o passar dos tempos, ainda em pandemia, é que todas estas alterações são mudanças que vieram para ficar.
Desta forma, analisando mercado, cenário e especialistas, elencamos algumas tendências que podem te auxiliar a compreender melhor o marketing pós-pandemia e assim se preparar para a tomada de decisões. A seguir, listamos alguns pontos estratégicos que podem ser ferramentas mais eficientes na busca dos seus objetivos. Confira!
Transformação digital
Diante do cenário, as pessoas começaram a observar que o universo do marketing digital se tornou uma obrigação a partir da pandemia. Era ele o único aliado e muitas iniciativas tiveram poucos dias e semanas para se adaptar a plataformas e estes outros novos formatos.
Além disso, a linguagem em si da sua oferta e, por vezes, a sua própria oferta precisou ser repensada diante do que passou a ser ou não prioridade para as pessoas naquele momento.
Com a questão dos lugares e suas constantes atualizações, muitas vezes norteadas pela troca de bandeiras para operações comerciais, mal dava tempo de se atualizar, para a ordem passar a ser outra, e com ela, novas adaptações…
E, à medida que as marcas concorrentes começam a explorar estratégias de marketing pós pandemia mais responsivas e em tempo real, as empresas precisam abraçar essas tecnologias – ou correm o risco de ficar para trás. Isso porque aqui a dinâmica existente é a da criatividade explorada de maneira a atender e orientar dados que permitem mudanças instantâneas.
Marketing personalizado
Uma rápida adaptação ao Marketing Digital deve ser a resposta a queda de vendas dos seus produtos e serviços. Afinal, este é o melhor canal neste cenário e, não apenas para vender, mas para estreitar relações e mostrar atuação para com o seu cliente. Além disso, você reafirma a postura da sua marca também diante de crises como essas. Afinal, é sempre positivo reafirmar a presença da marca.
Os pedidos on-line são uma tendência que deve permanecer em alta mesmo depois da pandemia. Assim o uso de ferramentas como Zoom ou Meet, por exemplo, são ótimas alternativas para reuniões com clientes e fornecedores. O próprio e-commerce cada vez mais tem sido visto com olhar mais acolhedor pelas marcas, o que antes não era tão comum. A dica é, portanto, se informar bastante sobre as alternativas de que o mercado coloca e utilizá-las ao máximo a favor do seu negócio.
Produção criativa e de conteúdo
As ferramentas de automação no marketing pós-pandemia são, de fato, a chave para abrir diversas portas. Porém, de nada adianta fazer chegar no seu público um conteúdo ‘batido’ e sem qualidade. Por isso, é notável a adesão das marcas a produção de conteúdo de forma criativa e inovadora.
Investir em material humano é a melhor estratégia para atingir os melhores resultados e, se precisar de um profissional que realizar isso com êxito, a AO5 possui uma equipe qualificada e pronta para te auxiliar.