Somos uma das agências mais premiadas no ABC da Comunicação 16 prêmios em 5 categorias

Confira a premiação

Para entender as objeções no processo de venda, é preciso compreender que o enfrentamento a dificuldades, como uma pandemia, altera o modus operandi das coisas, todos sabem. Muda a demanda das pessoas. Mudam as prioridades de cada um. E se antes vender serviços e produtos era desafiador, em períodos como esse se torna ainda mais complexo. Afinal, é preciso considerar a amplitude do mercado global. Todavia, isso não deve ser recebido como uma condição permanente. E, por mais ruim que seja dizer: são momentos assim que servem de impulso para reafirmação de uma marca.

Por meio de sites de notícias é possível acompanhar a queda de receita que diversas empresas vêm sofrendo. A objeção financeira é, afinal, um desafio muito grande para quem vende. Além do mais, são complicadores para quem precisa retornar ao mercado. O 1º Estudo da Prospecção Digital no Brasil realizado pela Ramper e divulgado em maio deste ano, traz dados. Segundo o material, 74% destas marcas estão com maior dificuldade para prospectar novos clientes após a pandemia. Ademais, 85% das empresas sofreram redução nas receitas no período. O levantamento contou com a participação de 500 empresas brasileiras de todos os portes.

Todavia, ainda que o número seja de declínio, há dados positivos nesse levantamento. Empresas mais adaptadas ao mundo digital sofrem menos impactos e conseguem maior alavancagem para manobrar e se recuperar. Então, independentemente do perfil de negócio, todas as empresas precisam dar conta das objeções encontradas do outro lado do contato. E, para garantir o sucesso, é preciso ter credibilidade, urgência, preço justo e despertar interesse no trabalho oferecido. Se a sua empresa já está no ambiente virtual, será mais fácil lidar com as objeções no processo de vendas. Confira, portanto, como enfrentar este problema na retomada dos negócios.

Mas o que são, de fato, objeções de vendas?

Objeções de vendas são barreiras colocadas pelos clientes diante de uma proposta de negócios. Ou os tais contra-argumentos utilizados por potenciais compradores para negar ou adiar o término do negócio. Situação corriqueira na vida dos vendedores. Assim, diante desta manifestação do mercado, é comum que o próprio setor crie estratégias de combate.

A principal funcionalidade das técnicas criadas com este fim é estabelecer padrões. Bem como realizar ações que esclareçam a objeção e façam com que o consumidor reconsidere a compra. Reconhecendo quais são essas objeções, é possível desenvolver respostas práticas que aumentar as taxas de conversão, que indicam a concretização de negócios, sobretudo no marketing.

Aborde as dificuldades junto de seu cliente

Mesmo que pareça ruim, converse com seu cliente sobre a objeção financeira. Ele precisa perceber a sua atenção com os negócios dele. Inclusive, é possível que acredite ainda mais na seriedade que você trata o assunto. Em vendas consultivas, por exemplo, é fundamental entender quais são as principais respostas às objeções percebidas. Todos os detalhes de negociação desta empresa com seus clientes próprios ficarão nítidos. E informações como a falta de orçamento para contratação, a priorização de estratégias antes de qualquer aquisição nova ou a postergação de qualquer investimento novo serão dados importantes para a continuidade do planejamento. Em reunião, questionar, diante do que foi abordado:

  • Qual a postura do sócio e parceiros em relação a solução apresentada; e
  • Como essa turbulência tem impactado o seu segmento;
  • Mais especificamente, como impacta o seu negócio?

Falar o que é necessário sempre será a melhor estratégia. Afinal, o assunto não morre. A crise não passa. E fechar os olhos não a tira para escanteio. Pelo contrário, cobre com uma cortina de fumaça uma tomada de decisão urgente sobre o seu negócio. Um bom vendedor entende de negócios e é capaz de trazer os impactos entre diferentes áreas. É preciso entender, junto com o lead, qual o tamanho do problema e apresentar uma alternativa. Planejar ações. Quanto antes estas objeções de vendas – e por isso financeiras – forem detectadas, antes serão resolvidas.

Controlar os custos e reduzir riscos é o que se busca em períodos conturbados como este. Então, este é o momento de pensar menos em crescer, e sim em se manter.

Posicionamento é tudo

Mitigação de riscos, redução de custos ou aumento da produtividade: esses são os focos. Seja firme quando levar isso adiante na tomada de decisões da sua empresa.

Tratar deste cenário é sempre um grande desafio para as empresas de comunicação. Para a AO5 não é diferente. Todavia, esta é uma área que exige colaboração. Por isso, preparamos este e outros tantos conteúdos especializados para auxiliar a todos no desenvolvimento de seus negócios. Continue nos acompanhando!

Compartilhe nas redes:

Compartilhe no Facebook Compartilhe no Linkedin Compartilhe no Twitter Compartilhe no Whatsapp

Como contratar

Para conhecer melhor os novos serviços de marketing da Orange Five, entre em contato com nosso time de novos negócios através de nossa página de contato


Escrito por: Agência Orange Five

Conteúdo produzido pelos Orangers. Aproveite nossos conteúdos de branding, comunicação, marketing, design e vendas para gerar faturamento e lucro efetivo no seu negócio. Mais de 17 anos de mercado, 1200 empresas atendidas nas mais variadas estratégias de marketing digital com foco em resultados de vendas e mais de 45 Milhões investidos em mídia.

Agende uma call com os orangers

Conte seus objetivos para nossos consultores. Agende uma reunião e nosso time irá apresentar um plano para te levar ao próximo nível.

Fale com nosso time