Como todo blog convencional, é natural que as primeiras pautas e posts publicados na plataforma tenham o objetivo de introduzir temas e conceitos mais gerais sobre a categoria principal. Mas especificamente neste quinto post do BLOG #AO5, vamos quebrar a “tradição” para dar espaço a um assunto bastante comentado nos últimos meses e que têm despertado interesse de muitos usuários e empresas que mantêm conta ativa no Instagram.
Os chamados stickers (adesivos) de perguntas do Instagram, é um dos mais novos recursos do momento e tem tudo para ser uma das principais formas de abordagem e interação nas redes sociais para os próximos anos. É certo dizer que ainda é cedo para mensurar o quão profundo e duradouro é o formato de mídia, mas não dá para simplesmente desconsiderar uma ferramenta que já conta com quase 500 milhões de usuários em pouco menos de dois meses de lançamento.
Antes de explicar o conceito, é importante entender o perfil e comportamento dos usuários. O que nos leva a compreender o que o Instagram tem observado e valorizado na interação de seus usuários. Em outubro de 2017, a rede social lançou um adesivo que disponibilizava a opção de criar uma enquete sobre qualquer assunto na sessão de Stories (micro conteúdos de até 15 segundos em formato de imagem ou vídeo), para assim, estabelecer um novo tipo de interação entre as pessoas.
Principalmente para celebridades e grandes empresas, o novo recurso serviu como a ocasião perfeita para elevar (a um novo nível) a relação interpessoal com seus fãs e seguidores. Mais do que isso, o adesivo trouxe a oportunidade de apurar escolhas e preferências pessoais dos usuários, ajudando principalmente as empresas a estudar seu público e a real impressão sobre ela.
O que são os novos adesivos de pergunta e para que servem?
A evolução do adesivo de enquete, se assim podemos dizer, foi a criação de um recurso focado na resposta individual de cada usuário, direcionando o criador do post e o seu seguidor, para uma conversa privada. Com os stickers de pergunta então, criou-se uma abertura (às empresas) para iniciar um contato com àqueles interessados em seu conteúdo.
Com uma linguagem informal e descontraída, a nova tendência do Instagram tem se saído muito bem como uma espécie de ferramenta para feedback contínuo e impressões gerais. Tanto para captar as primeiras opiniões sobre produtos recém-lançados como para colher ideias de promoção sobre serviços, o sticker de pergunta é uma forma simples e bastante criativa para ter acesso a seu público.
Feedbacks
Seguindo o raciocínio, o recurso traz um novo significado ao que chamamos de “pesquisa de satisfação”, ajudando a empresa a captar mais rapidamente a opinião de seu público. Através deste feedback, é possível fazer uma atualização, manutenção ou lançamento de um produto/serviço com maior certeza de que isto vai atender a necessidade do seu cliente.
Com os diferentes tipos de opinião, há também a oportunidade de mapear os diferentes perfis existentes dentro do seu público-alvo, o que pode auxiliar no futuro próximo (quando for criar ações com foco em perfis específicos de cliente). Também com o adesivo, é possível tirar dúvidas, colher sugestões e até críticas sobre os processos e soluções que a sua empresa tem oferecido para o mercado.
Ações promocionais
Em paralelo, com os sticker de pergunta, é possível criar alguns “desafios” com sua base fiel de clientes, estimulando-os a responder perguntas relacionados a seus produtos/serviços para testar seus conhecimentos e estabelecer um vínculo social agradável. Agregando a estratégia, formalize uma ação promocional para aproveitar a repercussão do desafio, e use a oportunidade para despertar o interesse de novos clientes em potencial. Nesta hora, uma gestão profissional de mídias sociais, pode te ajudar a pensar nos melhores formatos para a campanha.
O mais importante é: não limite a criatividade que as redes sociais podem trazer para sua empresa, mesmo que o ramo de atuação do seu negócio não pareça se enquadrar na linguagem moderna do Instagram e outras plataformas. Tenha sempre em mente que este canal é aquele com maior potencial de fidelização social entre a sua marca e os seus clientes.