Pare para pensar no poder de decisão de compra de seu cliente. Nas últimas décadas, a relação empresa-consumidor passou e ainda passa por diversas mudanças. Elas são causadas, principalmente, por causa do protagonismo exercido pelo mundo digital. Esses processos muitas vezes radicais precisam ser compreendidas pelas empresas.
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Assim, no marketing, em décadas anteriores, existia uma diferença muito grande entre o processo de compra B2B e B2C. Hoje em dia, há uma linha quase invisível que separam esses dois processos.
Processo de compra B2B e B2C no século XXI
O processo B2B significa business-to-business e se refere a uma negociação entre duas empresas. Nesse caso, o cliente é uma empresa e não uma pessoa física. Já o processo B2C significa business-to-customer e se refere a uma negociação entre um empreendimento e uma pessoa física. Cada processo possui técnicas específicas.
Sendo assim, na teoria, os dois processos seriam opostos. E isso prevaleceu durante décadas. Porém, com a influência do mundo digital em processos de compras, o comportamento do consumidor B2B está começando a se assemelhar ao do B2C. Principalmente no que diz respeito à busca por informações sobre determinado serviço ou produto.
O consumidor B2B quer ter as mesmas experiências que o B2C. E isso se dá por uma razão simples: o perfil do novo comprador mudou em relação às gerações anteriores. Esse novo comprador, nascido a partir de 1990, está adaptado ao mundo digital e, consequentemente, às compras on-line.
Com isso, a tecnologia se torna uma ferramenta fundamental no processo de compra. Por meio dela, o consumidor realiza diversas ações, como por exemplo:
- Buscar informações sobre fornecedores;
- Buscar informações sobre o produto;
- Procurar várias opiniões sobre o produto e empresa;
- Começar ou intensificar um relacionamento com empresas;
- Realizar compras;
- Dar um feedback sobre o produto adquirido.
Mapeando o comportamento do consumidor B2B
Após compreendermos os processos de decisão de compra e motivos pelos quais o consumidor B2B está utilizando técnicas do B2C, podemos mapear o comportamento desse consumidor:
- Processo de descoberta: inicialmente, o cliente em potencial não sabe exatamente o que procura. Ele pode ter uma noção, mas não total consciência do seu problema ou necessidade. Isso já pode começar com pesquisas on-line. É o momento ideal para a empresa conquistar a atenção de um promissor cliente;
- Identificando o problema: após pesquisar sobre o assunto, o consumidor vai além do processo de descoberta. Ele identifica sua real necessidade ou seu problema. Essa é a hora da empresa ajudar esse cliente, trazendo-o para o seu lado e mostrando que sabe qual a necessidade dele, oferecendo uma solução;
- Oferecendo a solução: após o cliente ter total consciência do problema, ele precisa encontrar uma solução. Na busca por ela, o consumidor tende a consultar diversas empresas. É o momento de a empresa criar o chamado senso de urgência, para que a decisão de compra não seja adiada;
- Decidindo pela compra: nesse estágio o consumidor já decidiu pela compra. Por isso, a empresa tem que manter uma relação próxima e dar segurança para o futuro cliente. É importante que a empresa mostre que possui a melhor solução possível para o consumidor.
Fatores que influenciam a tomada de decisão de compra do consumidor B2B
São muitas etapas até a tomada de decisão do consumidor B2B. Mas podemos listar três fatores mais importantes:
- Custo-benefício: o consumidor B2B não se preocupa exclusivamente com o custo, mas também com a eficiência da solução apresentada pela empresa. O consumidor B2B prioriza as necessidades técnicas a procura da melhor solução. Nesse caso, promoções e descontos ficam em segundo plano;
- Qualidade: a qualidade do produto ou serviço é muito mais importante que o preço. Há também os diferenciais. O consumidor precisa ter a confiança de que o produto vai suprir todas as suas necessidades. É preciso também ter a certeza do desemprenho e de uma possível assistência;
- Humanização das relações: mesmo em uma negociação feita ou iniciada no mundo digital, o consumidor precisa se sentir valorizado. É preciso manter relações de proximidade. Uma empresa pode estar negociando com outra empresa, mas essa relação é construída por pessoas e não por máquinas. Essa relação de proximidade já começa no momento da pesquisa inicial do consumidor. Ao acessar o site da empresa, por exemplo, o consumidor precisa ter contato com elementos humanos. Esses elementos podem incluir comentários de clientes e apresentação da equipe da empresa.
Achou esse processo complicado? Não se preocupe. Contate a AO5 que a gente pode ajudar a sua empresa com as melhores soluções para entender o comportamento do consumidor e dar aquele empurrãozinho para sua decisão de compra.