Está com dificuldades de saber como bombar no Pinterest? Essa é uma plataforma que além de ter um público consolidado, também possui uma versão business. Com ela, é possível adotar várias estratégias de sucesso para marketing e vendas.
E a boa notícia é que isso vale para basicamente qualquer área. Assim sendo, se você souber como usar o Pinterest corretamente, poderá alavancar as vendas de seus produtos e serviços. Mas existe uma forma certa de se fazer isto?
A resposta é sim, e trata-se de um processo muito mais fácil do que parece. Por isso, entenda a seguir como funciona essa plataforma. Além disso, veja de que forma a utilizar para consolidar seu negócio e sua marca, atraindo mais clientes e aumentando suas vendas.
Tudo o que você precisa saber para fazer sucesso nesta plataforma
Em primeiro lugar, é preciso entender que o Pinterest é uma plataforma focada em compartilhar interesses e inspirações. Para isso, ela dispõe de um forte apelo visual, utilizando imagens como seu carro-chefe. Além disso, o mecanismo de busca da rede social também é bastante dinâmico.
Isso porque, na medida em que você pesquisa determinado tema, tem acesso a várias imagens sobre ela. E clicando na de seu interesse, pode ser direcionado para o seu site de origem, que pode conter postagens e informações importantes de seu interesse.
Bacana né? Não é à toa que o Pinterest tem hoje cerca de 430 milhões de usuários ativos. E para além de suas características funcionais, outro destaque chama a atenção nessa plataforma: a sua versão Business. Esse é um tipo de conta voltada especificamente para empresas, que tem alguns recursos extras. Entre eles se destacam:
- Possibilidade de divulgar dados da empresa, incluindo forma de contato;
- Criação de conteúdos (Pins) com a divulgação de suas ideias, produtos e serviços;
- Ferramentas para medir o seu alcance e seus resultados digitais;
- Além disso, possibilidade de programar anúncios para o seu público-alvo;
- Por fim, recurso de compras diretas a partir da plataforma.
Estes dois últimos itens ainda não estão disponíveis no Brasil. Mas a perspectiva é de que venham para o país em breve. Assim, se a sua intenção é bombar no Pinterest, então é hora de saber como utilizar cada um destes recursos.
Colocando em prática um plano para bombar no Pinterest
Mais do que ter uma conta comercial na rede social e utilizar seus recursos, é muito importante fazer isto da forma certa. Para isso, alguns detalhes farão uma grande diferença. Assim sendo, considere os seguintes fatores.
Participação e interação da plataforma
A lógica de uso desta rede social é a mesma do que qualquer outra. Assim, para bombar no Pinterest é preciso trabalhar com conteúdos diários, pelo menos em dias úteis. Crie pins que chamem os visitantes para conferir seus produtos e serviços de forma sedutora. Além disso, não deixe de compartilhar conteúdos de terceiros, que complementem positivamente os seus posts.
Trabalhe com o apelo visual
Lembre-se de que o Pinterest é muito focado em imagens. Por isto, invista em fotos constantes e chamativas. Neste sentido, o melhor a ser feito é profissionalizá-las, sobretudo se forem de seus produtos. Escolha uma boa palheta de cores e preste atenção na composição visual.
Organização deve ser prioridade
Quanto mais fácil for encontrar os conteúdos de seus pins, classificados em diferentes categorias, melhor. Por isso, utilize o recurso de pasta do Pinterest, dividindo adequadamente cada um de seus conteúdos dentro dela. E claro, aproveite o recurso para monitorar o resultado dessas ações e ver o seu sucesso.
Questões de conteúdo na plataforma
Voltando para a questão estrutural da rede social, para bombar no Pinterest você também deve priorizar o conteúdo. Neste sentido, mais do que apenas compartilhar produtos e serviços, é preciso orientar o público-alvo sobre as vantagens de adquiri-lo.
Assim sendo, uma das melhores apostas para a sua rede social é investir no marketing de conteúdo. Isso significa lincar informações em cada um dos produtos e serviços oferecidos no Pinterest. E claro, trazer também informações relevantes sobre eles, que estimulem as pessoas conhecer a sua empresa e consequentemente fazer negócios com você.
Uma ótima estratégia é utilizar o Pinterest como forma de levar o cliente a visitar sua página. Dessa forma, capriche nas imagens e informações iniciais de seus pins. Isto irá despertar o interesse de quem estiver visitando seu perfil. Assim, as chances de captar leads e converter clientes por meio desse processo são muito grandes.
Além disso, invista sempre em assuntos relevantes, que fortaleçam a autoridade de sua marca. Posts informativos e com uma linguagem fácil de compreender são excelentes formas de fazer propaganda. E ao otimizar seus textos em SEO, você também ganhará uma moral com o Google, que ranqueará sua página entre as primeiras posições do buscador.
Partiu bombar no Pinterest juntos?
Como você pode ver, essa é uma rede social cheia de possibilidades. E grandes empresas cujos perfis bombam no Pinterest seguem todas as estratégias que dão garantia de sucesso dentro da plataforma. Mas é claro que fazer isso não é uma tarefa fácil.
Por outro lado, você não precisa perder o seu sono pensando em como fazer. Com a ajuda de uma empresa especializada em marketing, como a AO5, será possível transformar a sua presença no Pinterest. Em pouco tempo você estará obtendo resultados incríveis.
Mas como vamos fazer isto? Primeiro, é importante dar uma olhada na presença online de sua empresa como um todo. A partir disso traçaremos um plano para avaliar como destacá-la por meio de ferramentas como site, blog e perfis em redes sociais.
E no momento em que todas elas estiverem trazendo os resultados esperados, partiremos para o Pinterest. Isso, claro, monitorando os resultados de cada uma destas etapas e avaliando o que pode ser feito para que consolidar ainda mais sua marca na internet.
O segredo do sucesso em cada um desses passos é aplicar um plano de marketing assertivo. E com a AO5 você poderá ter a certeza de que faremos tudo para que sua empresa possa bombar no Pinterest. Por isso entre em contato e fale com a gente.