A cultura de resultados está presente em qualquer negócio, projeto ou ideia que se queira desenvolver em prol de um crescimento pessoal ou profissional. É preciso compreensão. Compreender o mercado, seu papel nele, suas possibilidades e a relevância de seu trabalho.
Empreender é, portanto, um caminho de muitos desafios. Um destes desafios é o engajamento de sua equipe de colaboradores. Até porque nada se constrói ou mesmo se mantém em constante avanço sozinho. É preciso reconhecer um time de acordo com as metas que você estabelece, enquanto gestor. E mais do que isso: é preciso criar uma cultura de resultados. Por isso, a proposta deste artigo é tratar desta cultura e de como é possível criá-la de maneira saudável visando um retorno às vendas.
No universo dos negócios, não há garantias de sucesso. Entretanto, há retornos positivos, quando se dedica ao plano de trabalho. É preciso buscar esses tais resultados quando se objetiva crescer com seu empreendimento. É fundamental construir uma cultura focada em atingir metas e mensurar resultados para desenvolver seu empreendimento.
Assim, visando auxiliar com algumas comuns e rotineiras dúvidas que surgem nestes processos, trataremos de mensuração. Afinal, é necessário mensurar o tempo para controlar prazos e custos. Com isso, se mantém a credibilidade e não se perde a noção de lucratividade. Desta forma, vamos abordar como criar uma cultura de resultado saudável para voltar a vender.
Entenda o que é uma cultura de resultados
De maneira simplificada, pode se dizer que cultura de resultados é um estilo de cultura empresarial. Ou seja, não há uma fórmula exata, já que cada empresa identificará a sua própria. Essa percepção pode começar a ser notada a partir, por exemplo, das decisões em relação à empresa.
Em outros casos, também é possível por meio de opiniões, tendências de mercado, intuição e a própria análise de dados. Mas cabe ressaltar que, de fato, a cultura de uma empresa é como ela toda se comporta, independente da presença de um gestor. É quando as pessoas estão focadas e engajadas com os objetivos da empresa.
Pensar em resultados é, sim, importante!
Assim como como a Amazon, Google, Netflix, Twitter entre outras tantas marcas que vêm a sua cabeça quando pensa em grandes empresas, todo negócio importa. Mas para isso é preciso ter em mente qual o objetivo, meta ou resultado, a ser alcançado com as tarefas diárias que exerce. Por isso retornamos ao início quando falamos da importância das métricas. Lógico, esta definição só surge quando se sabe o que quer e qual o papel que cada colaborador tem nesse processo.
Criar uma cultura de resultados é urgente
Por se tratar de algo identitário, e por isso urgente, criar uma cultura de resultados para sua empresa é algo perfeitamente viável, ainda que complexo. Confira alguns passos para este processo!
- Tenha objetivos claros: além de fácil entendimento, elenque pontos que motivem uma constância na busca, que sejam atingíveis.
- Comemore cada conquista: celebrar mostra a capacidade da equipe em atingir a meta e gera motivação para continuar.
- Compare resultados: comparar os resultados é uma excelente forma de mensurar o trabalho, já que motiva para a evolução por meio de ajustes na performance da equipe.
- Acompanhe os indicadores: crie um método que avalie regularmente onde estão e até onde querem chegar.
- Compartilhe os resultados com a equipe: todos precisam saber que o esforço valeu à pena. Por isso, reúna a equipe para mostrar, celebrar e verificar novas formas de melhoria sempre que necessário.
- Decida os próximos passos: avalie o que foi conquistado e o que ainda falta para planejar as próximas ações e métodos adotados.
Qual o papel do líder nesse processo?
Você já deve ter ouvido falar que a melhor maneira de se ensinar algo a alguém é por meio do exemplo. Nos negócios a regra também permanece. Por isso, é fundamental que o gestor ou o líder de uma empresa precisam estar motivados e apresentando o seu melhor se desejam que essa cultura predomine no todo.
Força e eficiência são características que fazem diferença na rotina de qualquer pessoa, inclusive, ou principalmente, para lideranças. É o líder quem deve estar atento e comprometido com a mensuração de dados e à forma como as pessoas lidam com metas e atingem resultados. Afinal, é uma tarefa que exige atenção e pensamento estratégico. E talvez o líder, ele que acompanha todos os processos e possui uma vivência um pouco maior, consiga ter este olhar.