Hoje vamos falar da importância do User Generated Content. Quando você compra algo pela internet, você costuma ir lá nos comentários verificar como foi a experiência de compras de outras pessoas? Se a resposta foi sim, você já pode ter uma ideia do que é esse conceito. De forma geral, ele diz respeito ao conteúdo que o próprio cliente gera sobre determinada empresa/marca.
Isso é uma coisa muito boa para qualquer empresa que queira vender seu produto ou serviço e receber confiança e credibilidade, além de despertar o interesse em futuros compradores. Então vamos entender melhor como usar esse conteúdo a seu favor, e assim beneficiar o seu negócio!
Um espaço para o cliente de conteúdo gerado pelo usuário
Bem, já sabemos que User generated content, é qualquer tipo de mídia – comentários, posts, fotos, vídeos – que o usuário (ou o consumidor) produz espontaneamente para a empresa. Isso pode beneficiar e muito as vendas e aumentar a credibilidade. Mas como receber esse conteúdo gerado pelo usuário e utilizá-lo de forma que atraia mais clientes interessados? Você precisa ter um espaço criativo e com um design bacana para tornar essa experiência interessante para o cliente. Um ambiente agradável onde as pessoas são incentivadas a inserir conteúdo, experiências e opiniões, faz com que sua marca aumente a intimidade com seus consumidores.
Dessa maneira, um espaço de interação assim acaba indiretamente adicionando mais informações sobre os seus produtos. Isto traz mais consistência e riquezas de detalhes para o comprador que deseja mais informações para efetuar a compra. E também gerando a sensação de comunidade, o que agrega muito valor ao produto.
Para sua relação ser positiva com o cliente em casos de feedback, lembre-se de incorporar uma resposta nas publicações. Mostre a ele a importância que tem para você. Dessan forma, agradeça-o em público e tornando sua experiência ainda mais especial e personalizada.
User Generated Content é uma ferramenta que gera confiança e credibilidade
Esse conteúdo gerado por sua audiência é uma ferramenta essencial para estreitar os laços de confiança e credibilidade para a sua empresa, produtos e serviços. Funciona como uma espécie de boca a boca. O seu conteúdo atraente, direcionado, e claro, com design legal já desperta o interesse. Mas conteúdos criados por usuários tem o poder de despertar a sensação de proximidade e confiança em outros possíveis compradores.
Além disso, ainda demonstra a autoconfiança da empresa ao valorizar até mesmo comentários negativos a fim de otimizar os processos e melhorar o negócio. Receber feedbacks e respondê-los mostra a importância e revela o seu interesse em oferecer serviços de qualidade.
E o investimento?
Investimento em User Generated Content, na verdade, nada mais é do que ter um bom produto, serviços de qualidade e excelência de atendimento. A interação é totalmente espontânea, já que quase sempre a empresa não tem o controle. Afinal, mesmo que você não queira, as pessoas vão produzir conteúdo sobre ela em dois momentos. Primeiro quando a experiência é boa e segundo quando é desastrosa.
E para quem tem pouca verba para investir em produção de conteúdo, a dica é utilizar essa interação para criar conteúdos, utilizando-os, inclusive, como fonte para elaborar artigos. É importante ressaltar a importância de uma pessoa encarregada de cuidar deste espaço, que tenha o controle das imagens e palavras, para que nada inapropriado seja mostrado.
Crie hashtags para incentivar a criação de conteúdos pelos seus usuários
Além de criar conteúdo, as hashtags geram a divulgação da empresa ou serviço e aumentam o engajamento dos seus clientes. Assim, a criação de hastags ajudam a coletar e exibir o conteúdo em suas redes. Essa é uma maneira simples de captar quem está vivenciando a experiência.
Avaliações e depoimentos
As avaliações e os depoimentos são simples e ainda é possível integrá-los ao seu site ou redes sociais. Além do formato de texto, pode-se estimular o cliente a tirar fotos com os produtos, assim compradores interessados podem vê-los além das fotos oficiais, gerando ainda mais confiabilidade.
Uma outra possibilidade é oferecer descontos ou cupons para quem avaliar o seu produto, um estímulo para compras e feedbacks. Um exemplo é a avaliação por meio do Facebook ou dos reviews do Google Meu Negócio.
A AO5 está sempre ligada nas novidades e preparada para atendê-lo da melhor forma possível, tornando a sua experiência especial e positiva. Portanto, quando o assunto for alavancar o seu negócio por meio do marketing de conteúdo, não hesite em nos procurar. Ficaremos felizes em te ajudar!