Curtir e postar fotos e stories, acompanhar seus amigos e familiares, suas marcas favoritas e muito mais. O Instagram é uma das redes sociais mais populares do mundo justamente por oferecer várias funcionalidades de entretenimento que as pessoas adoram e não conseguem viver sem. E não são somente as pessoas… As marcas já perceberam que utilizar o Instagram para os negócios é uma ótima estratégia de marketing digital.
Devido ao acesso gratuito e facilidade de criação e gerenciamento de um perfil corporativo, empresas de pequeno, médio e grande porte, têm investido cada vez mais na ferramenta. E não é preciso ser nenhum gênio do marketing contemporâneo para entender o motivo: engajamento! O público gosta de curtir e acompanhar as marcas que representam seus ideais, suas crenças. E o engajamento significa fidelidade dos clientes e manutenção de potenciais compradores e seguidores da marca.
Por isso, encarar o desafio online de ser uma marca presente no Instagram faz todo o sentido no mundo conectado de hoje. Porém, não basta apenas ter um perfil e se apresentar eventualmente na rede social. É preciso ter uma estratégia bem definida, um planejamento e ficar por dentro das principais dicas para se destacar da concorrência.
Instagram para negócios: 5 dicas de como utilizar da maneira correta
Como o post de hoje é focado em dicas de como usar o Instagram para os negócios, vamos direto às dicas:
- Frequência: um detalhe muito importante para empresas que possuem contas no Instagram é a frequência das postagens. As marcas precisam divulgar conteúdos com certa regularidade para atender seu público, afinal é por isso que as pessoas seguem os perfis das empresas, não é mesmo? É altamente prejudicial para a imagem da empresa quando a mesma realiza uma postagem e, durante um longo período seguinte, não dá qualquer sinal de vida. Isso é péssimo para o engajamento e passa uma imagem nada positiva, de amadorismo.
- Qualidade das fotos: mesmo que a estratégia estabeleça a divulgação de fotos “espontâneas” de sua equipe de trabalho ou quaisquer outras situações do dia a dia, não se esqueça de caprichar nas fotos. Utilize um smartphone de qualidade e aplique efeitos (do próprio Instagram ou outro aplicativo) para criar imagens e filtros diferenciados.
- Compartilhe bons conteúdos: as pessoas estão interessadas no que sua empresa faz, em seus produtos e serviços. Porém, não é só isso. Todos nós queremos ser impactados, nas redes sociais, por conteúdos de qualidade e de assuntos fora do aspecto comercial. Uma boa dica é trabalhar com pautas de postagens que despertem o conhecimento das pessoas, como conteúdos de dicas pessoais e profissionais (dependendo do ramo de atuação da sua empresa), sugestão de livros e filmes relacionados ao seu negócio e conteúdos interativos, que promovam a participação das pessoas. Tudo isso, quando bem executado, gera engajamento e boa reputação à marca.
- Vídeos: vivemos a era dos vídeos na internet, já percebeu? Isso acontece pela facilidade de gravação de conteúdos em vídeo e pelo engajamento (sempre maior) que as pessoas têm com postagens assim. Chama mais a atenção do público aqueles posts em vídeo, inclusive os feitos por empresas. Porém, é importante ressaltar que é preciso ter um bom conteúdo em vídeo para ser divulgado. Vale a pena pensar em pautas interessantes e investir numa boa qualidade de gravação de áudio e imagem. Uma boa dica é acompanhar perfis que trabalham especificamente com este tipo de formato, pois são pessoas e marcas que divulgam dicas de equipamentos para gravação, métodos de filmagem e muitas outras dicas relevantes.
- Tom de voz: um erro comum das empresas que utilizam o Instagram para os negócios é “perder a mão” no tom de voz em suas mensagens. E toda marca possui um tom de voz. Mais simpática e descontraída ou séria e formal? Encontrar a voz da empresa é fundamental para se relacionar com o público-alvo da maneira correta, sem arecer falso e dentro do que é esperado.
Curtiu as dicas? Aproveite o post de hoje e entre em contato com a AO5 para conhecer mais sobre como usar o Instagram para os negócios. Clique aqui