O Word Mapping – ou mapeamento de palavras – é uma técnica de copywriting que consiste em identificar e relacionar as palavras-chave de um produto ou serviço com os desejos e necessidades do seu público-alvo.
A técnica é extremamente útil para direcionar o marketing da sua empresa, uma vez que ajuda a identificar processos importantes. Tais como descobrir os principais anseios do seu público e, a partir disso, criar campanhas e conteúdos mais assertivos.
Neste artigo, você vai aprender como fazer um mapeamento de palavras e como aplicá-lo no marketing da sua empresa.
Por que escrever textos para vender da forma certa faz toda a diferença?
O copywriting é, sem dúvidas, uma das maiores e mais antigas estratégias de marketing. Afinal, a criação de textos persuasivos é capaz de levar o cliente a realizar uma ação que você deseja.
O Word Mapping está entre as mais diversas técnicas de copywriting. Ele foi criado pelo empresário e especialista em marketing Eben Pagan. Nesta técnica, as palavras ditas pela persona são analisadas, categorizadas e combinadas da melhor forma durante a criação de conteúdo.
A realização do Word Mapping é bastante simples e é muito importante para potencializar as suas vendas. Isso porque o uso correto desta técnica permite estabelecer uma comunicação íntima com o cliente. Isso fará com que ele se sinta ouvido e compreendido.
Sendo assim, vamos ver a seguir o passo a passo para a correta aplicação da técnica de Word Mapping.
Defina a persona e as palavras que ela mais utiliza
Antes de mais nada, é necessário conhecer e entender quais são as dores da sua persona. Quais são as frustrações que ela enfrenta no dia a dia? Quais são os seus sonhos?
Feito isso, pesquise quais são os termos e palavras que ela costuma utilizar para expressar suas dores, medos e desejos. É importante se atentar aos termos e palavras que mais se repetem e que expressam suas dores e necessidades.
Divida as palavras em categorias
Esta é a etapa em que você organiza todas palavras encontradas e as divide entre “boas” e “ruins”. Para isso, considere o impacto emocional que cada palavra pode causar na sua comunicação.
Desse modo, é possível saber quando utilizar determinadas palavras para conseguir criar uma conexão positiva com o seu público.
Alguns exemplos de palavras boas são “enriquecer”, “independência financeira”, “faturamento”. Já as palavras ruins costumam ser “perder dinheiro”, “prejuízo”, “falir”, etc.
Defina a intensidade de cada palavra
Após categorizar as palavras e dividi-las entre boas e ruins, é chegada a hora de atribuir uma nota a elas. Esta nota deve ser de acordo com o nível de impacto que a palavra pode causar ao cliente.
As palavras que representam os maiores medos e desejos do cliente, recebem as notas mais altas. Desta maneira, você consegue visualizar de forma organizada as palavras com maior potencial de engajamento para a criação dos seus conteúdos.
Qualidade de palavras
A missão de chamar a atenção da persona consiste em utilizar palavras de qualidade. Isto significa que algumas palavras podem chamar mais a atenção do que outras. Sendo assim, devemos escolhê-las com base no impacto emocional.
Por exemplo, se você estiver vendendo um produto para cuidados com a pele, as palavras-chave relevantes precisam refletir essa busca. Elas podem ser: “cuidados com a pele”, “produtos para skin care”, “tratamentos para a pele” e “cosméticos”.
Com essas palavras em mente, você pode começar a pensar em frases e headlines que as incluam de forma estratégica. Algumas ideias podem ser: “A melhor maneira de cuidar da sua pele”, “Os produtos certos para os seus cuidados com a pele” e “Tratamentos inovadores para os seus cuidados com a pele”.
Além disso, você também pode usar estas palavras-chave para criar conteúdos ricos em informações sobre os seus produtos e serviços. Por exemplo, um artigo intitulado “Cuidando da sua pele no inverno” pode incluir informações valiosas sobre os melhores tratamentos. E também produtos que ajudam a manter a pele hidratada e saudável durante o inverno.
Lembre-se sempre de que as palavras são importantes – especialmente quando se trata de copywriting. Ao fazer o mapeamento das palavras relevantes para o seu negócio, você está garantindo que elas serão usadas da forma mais estratégica possível nas suas comunicações. Isso irá maximizar o impacto das suas ações de marketing, gerando resultados melhores para o seu negócio!
Word Mapping na Prática
Anúncios
Ao criar um anúncio, o objetivo é despertar o interesse do leitor e levá-lo a clicar no link. Assim, ele irá saber mais sobre o produto ou serviço oferecido. Por isso, é importante usar palavras que chamem a atenção e despertem a curiosidade. Algumas boas opções são: descubra, agora, melhor, incrível, surpreendente.
Artigos de blog
Na hora de escrever um artigo de blog, o ideal é usar palavras-chave que sejam relevantes para o assunto tratado. E que também sejam buscadas pelos internautas.
Assim, além de aumentar as chances do seu texto ser encontrado por clientes potenciais, você também os convence a lê-lo.
Outra dica é utilizar títulos chamativos para aumentar as visualizações do seu post. Uma boa estratégia é fazer perguntas no título dos artigos. Por exemplo: você sabe como funciona o mapeamento de palavras?
E-mail Marketing
Nos e-mails marketing, as palavras utilizadas são importantes não somente para despertar o interesse do destinatário. Mas também para fazer com que ele abra e leia todo o conteúdo enviado.
Por isso, invista em títulos curtos e diretos que chamem a atenção para os benefícios oferecidos. Por exemplo: aprenda como fazer Word Mapping para melhorar seus textos!
Outra dica é utilizar verbos no imperativo, como em “Descubra agora os segredos do mapeamento de palavras!”. Isso contribui para transmitir urgência e fazer com que o destinatário não perca tempo na hora de ler sua mensagem.
Considerações Finais
O Word Mapping é uma estratégia de copywriting que ajuda a organizar as palavras-chave relacionadas às dores e desejos dos clientes. Desta forma, é possível criar conteúdos capazes de gerar conexão com o público.
Sendo assim, não esqueça: seus conteúdos e headlines devem sempre contar com as palavras-chave de maior impacto emocional. Desse modo, seus resultados serão sempre positivos!